O governador João Doria apresentou na semana passada o Bolsa Trabalho, novo programa estadual que disponibiliza 30 mil vagas para a população desempregada, com prioridade para mulheres. Vagas serão ofertadas para Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista, Platina e Salto Grande. A distribuição de bolsas entre os municípios considera a população, índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local.
Os desempregados maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550,00 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo) devem fazer a inscrição a partir de terça-feira, 24 de agosto, no endereço www.bolsadopovo.sp.gov.br. Os registros serão aceitos até 29 de agosto. A seleção ocorrerá até 4 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.
O Bolsa Trabalho oferece R$ 535,00 por mês a cada um dos beneficiários, que deverão cumprir jornadas de 4 horas diárias durante os cinco dias da semana em órgãos públicos municipais e estaduais. O atendimento ocorre por cinco meses e os inscritos participarão de cursos de qualificação profissional e receberão apoio para voltar ao mercado de trabalho.
Os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp (Univesp), com duração de 80 horas. As opções são Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos e Secretariado e Recepção.