A agência 0041 do Bradesco, uma das mais antigas da instituição financeira, encerrou suas atividades em Ibirarema na última sexta-feira (18/10) depois de 58 de atendimento. Nesta segunda-feira (21/10), conforme informações obtidas pelo JC, o atendimento presencial já não era mais oferecido pelo banco na cidade, obrigando os correntistas a procurarem outros meios para realizar as operações.
O Sindicato dos Bancários de Assis e Região confirmou o fechamento da unidade em Ibirarema, que foi aberta em 30 de agosto de 1966 na rua Ministro Salgado Filho, e informou que havia uma comunicação prévia aos funcionários e clientes. A entidade informou que havia feito contato com a instituição financeira com o pedido para que o fechamento fosse evitado, mas por “política interna” a medida não foi revertida.
De acordo com o Sindicato, os funcionários que estavam atuando até a última semana em Ibirarema teriam sido remanejados para outras unidades do Bradesco. Porém, conforme a entidade, teria ocorrido a dispensa de colaboradores no período anterior ao fechamento da agência. A instituição financeira, segundo sindicalistas, também deve encerrar em novembro as atividades no posto de atendimento de Pedrinhas Paulista e na agência de Echaporã.
Fábio Escobar, presidente do Sindicato dos Bancários, disse que o Bradesco está operando um plano de fechamento de agências em pequenas cidades. “Pedimos a reavaliação da posição, mas não houve retrocesso na decisão do banco. A situação deixa funcionários aflitos e correntistas inseguros, pois o atendimento virtual não garante a mesma qualidade e segurança dos serviços na agência, aumentando o risco da ação de golpistas que atualmente estão extremamente evoluídos”, avaliou o sindicalista.
Nesta segunda-feira, após o fechamento, o Bradesco já havia retirado todos os dispositivos de identidade visual da agência que foi fechada. As janelas e a porta de vidro também receberam peças de compensado de madeira, cobrindo totalmente a visão do interior do prédio. O JC enviou e-mail solicitando informações à instituição financeira e recebeu nota no final da tarde. Confira as informações do banco abaixo:
“O Bradesco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócios. Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais. Dentro desse processo, algumas agências passam por uma adequação do seu tamanho físico e outras por uma unificação com unidades próximas. Os clientes da agência localizada em Ibirarema, número 0041, foram direcionados para a agência 2045/Palmital (R. Padre Martins, 116 – Palmital, SP). Vale reforçar que os clientes da região contam com unidade do Bradesco Expresso (Rua Siqueira Rezende, 30 – Ibirarema, SP), rede de correspondentes bancários disponíveis em estabelecimentos comerciais e que funciona em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do Bradesco, pelo aplicativo e internet banking.“