Francisco Ruiz Martins, conhecido popularmente como Branco, faleceu na quinta-feira (19/02), aos 78 anos. Figura importante na sociedade e na política de Campos Novos Paulista, ele cumpriu dois mandatos como prefeito entre as décadas de 1970 e 1990. O ex-prefeito havia sofrido um AVC e estava internado em um hospital de Marília, onde veio a óbito.
Natural de Braúna, Branco mudou-se para Campos Novos Paulista em 1966, onde atuou como contador e tesoureiro da Prefeitura. Foi eleito prefeito em duas oportunidades, nos períodos de 1977 a 1982 e 1989 a 1992, deixando marcas relevantes em suas gestões.
Na primeira administração, Branco promoveu a construção de 72 casas populares, do Estádio Municipal, de quadras esportivas e do Centro Comunitário, além de ampliar redes de esgoto, implantar pavimentação e investir em transporte escolar e saúde.
Já na segunda gestão, destacou-se pelo asfaltamento de 12,5 km de vicinais, construção da Creche Municipal, do Centro do Idoso, de escolas rurais e do Centro Comunitário junto a novos conjuntos habitacionais. Também trouxe para a cidade a Patrulha Rodoviária, incentivou o esporte e criou as tradicionais Festas de Peão de Boiadeiro.
Ao longo de sua vida pública, Branco é lembrado pela população como um administrador comprometido com o diálogo e com a busca de soluções para os problemas da cidade. Mesmo fora de cargos eletivos, continuou colaborando com a administração municipal ao lado da esposa Carmen Aparecida Giovani Ruiz, que foi prefeita por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012), e da filha Aline, atualmente vereadora.
O corpo de Branco, que também deixou os filhos Alethea, Allan e Andressa, está sendo velado na Câmara Municipal de Campos Novos Paulista. O sepultamento está previsto para ocorrer às 11 horas desta sexta-feira (20/02) no Cemitério Municipal de Campos Novos Paulista.












