Chicão Terena defende testes em massa nos 640 indígenas que vivem nas quatro aldeias da reserva de Araribá, em Avaí (SP). Primeiro paciente com diagnóstico positivo é uma mulher de 49 anos que é hipertensa e diabética.
O cacique da aldeia Kopenoty, de Avaí (SP), que registrou nesta terça-feira (4) o primeiro caso confirmado de Covid-19, pediu um programa de testes em massa em toda a comunidade de quatro aldeias da reserva de Araribá.
Para Edenilson Sebastião, o Chicão Terena, cacique da aldeia Kopenoty, essa seria a melhor forma de controlar o avanço do coronavírus entre os 640 indígenas que vivem em toda a reserva, sendo 230 na Kopenoty.
“A gente vai pedir pra prefeitura que faça uma testagem em massa em toda a comunidade, e por aqui a gente vai reforçar as medidas de isolamento social, pedir pra todos usarem mascaras e aumentar os cuidados pra evitar que essa doença atinja a nossa comunidade”, disse Chicão Terena.

Tribo indígena de Avaí confirma primeiro caso de Covid-19
Segundo o cacique, a paciente é uma mulher de 49 anos, moradora da aldeia Kopenoty, que apresentou sintomas após ficar internada no Hospital Estadual devido a uma queimadura.
A indígena testou positivo duas vezes em exames feitos pela equipe de enfermagem da reserva. Segundo Chicão Terena, após apresentar sintomas como dor de garganta e falta de ar, um primeiro teste foi realizado na sexta-feira (31) e o exame foi repetido nesta segunda-feira (3).
Ainda de acordo com o cacique, a mulher é hipertensa e diabética. Ela segue em isolamento na aldeia junto com os familiares, já que teve contato com eles após sair do hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/2/J/72opQBSZCl68iDBtzoXA/prefeitura.jpg)
Aldeia indígena de Avaí reforça medidas contra o coronavírus
De acordo com a equipe responsável pela saúde na aldeia, já está sendo programada uma testagem em todos os indígenas. A confirmação da data deve sair esta semana.
A Secretaria de Saúde de Avaí informou que estava ciente dos testes realizados na aldeia e, no final da tarde desta terça-feira, incluiu do caso positivo nos dados da cidade, que agora soma 27 casos confirmados de Covid-19, além de outros 12 considerados suspeitos.
Desde o começo da pandemia, medidas foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus na reserva. O acesso às aldeias passou a ser controlado e uma equipe de saúde fica à disposição de todos para atendimento e também dar orientações.

Em abril, aldeia indígena de Avaí já reforçava medidas de isolamento contra o coronavírus
FONTE: G1