Cacique de aldeia que teve primeiro caso de Covid-19 pede por mais testes
Cacique de aldeia que teve primeiro caso de Covid-19 pede por mais testes, Chicão Terena
Compartilhe

Chicão Terena defende testes em massa nos 640 indígenas que vivem nas quatro aldeias da reserva de Araribá, em Avaí (SP). Primeiro paciente com diagnóstico positivo é uma mulher de 49 anos que é hipertensa e diabética.

O cacique da aldeia Kopenoty, de Avaí (SP), que registrou nesta terça-feira (4) o primeiro caso confirmado de Covid-19, pediu um programa de testes em massa em toda a comunidade de quatro aldeias da reserva de Araribá.

Para Edenilson Sebastião, o Chicão Terena, cacique da aldeia Kopenoty, essa seria a melhor forma de controlar o avanço do coronavírus entre os 640 indígenas que vivem em toda a reserva, sendo 230 na Kopenoty.

“A gente vai pedir pra prefeitura que faça uma testagem em massa em toda a comunidade, e por aqui a gente vai reforçar as medidas de isolamento social, pedir pra todos usarem mascaras e aumentar os cuidados pra evitar que essa doença atinja a nossa comunidade”, disse Chicão Terena.

Tribo indígena de Avaí confirma primeiro caso de Covid-19

Tribo indígena de Avaí confirma primeiro caso de Covid-19

Segundo o cacique, a paciente é uma mulher de 49 anos, moradora da aldeia Kopenoty, que apresentou sintomas após ficar internada no Hospital Estadual devido a uma queimadura.

A indígena testou positivo duas vezes em exames feitos pela equipe de enfermagem da reserva. Segundo Chicão Terena, após apresentar sintomas como dor de garganta e falta de ar, um primeiro teste foi realizado na sexta-feira (31) e o exame foi repetido nesta segunda-feira (3).

Ainda de acordo com o cacique, a mulher é hipertensa e diabética. Ela segue em isolamento na aldeia junto com os familiares, já que teve contato com eles após sair do hospital.

Aldeia indígena de Avaí reforça medidas contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV TEM

Aldeia indígena de Avaí reforça medidas contra o coronavírus

De acordo com a equipe responsável pela saúde na aldeia, já está sendo programada uma testagem em todos os indígenas. A confirmação da data deve sair esta semana.

A Secretaria de Saúde de Avaí informou que estava ciente dos testes realizados na aldeia e, no final da tarde desta terça-feira, incluiu do caso positivo nos dados da cidade, que agora soma 27 casos confirmados de Covid-19, além de outros 12 considerados suspeitos.

Desde o começo da pandemia, medidas foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus na reserva. O acesso às aldeias passou a ser controlado e uma equipe de saúde fica à disposição de todos para atendimento e também dar orientações.

Em abril, aldeia indígena de Avaí já reforçava medidas de isolamento contra o coronavírus

Em abril, aldeia indígena de Avaí já reforçava medidas de isolamento contra o coronavírus

FONTE: G1

Compartilhe