O frio deve dar uma pequena trégua no Estado de São Paulo a partir de quarta-feira (20/08), com a chegada do chamado veranico que, mesmo em pleno inverno, deve elevar as temperaturas até sábado (23/08). Palmital, conforme o IPMet/Unesp, poderá ter máxima de até 36°C e mínima de 20°C (confira previsão abaixo).
Conforme a meteorologia, a massa de ar frio de origem polar que marcou o clima dos últimos dias perde força e dá lugar a uma massa de ar seco, que impede a formação de chuvas e provocará a elevação das temperaturas ao longo da semana.
O veranico é um fenômeno caracterizado por tempo seco e quente, que pode durar de 3 a 5 dias. Diferente de uma onda de calor, ele ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às do verão, de acordo com a Defesa Civil da cidade de São Paulo.
Durante esse período, os índices de umidade relativa do ar não devem ultrapassar a marca dos 30%. Palmital deve ter um clima muito seco nesta semana e chegar a níveis de até 15%, provocando alerta para cuidados para evitar problemas de saúde – o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, são patamares acima dos 60%. Também aumenta o risco de incêndios e queimadas.
Nesta segunda-feira (18/08), as condições do tempo começam a apresentar pequenas mudanças. No decorrer do dia, a nebulosidade é variável e há maior incidência de sol no período da tarde, com previsão de 31 °C de máxima em Palmital. A mínima da madrugada, conforme o Ciiagro, foi de 12,2°C. Durante a semana, o calor aumenta.
Fonte: g1
Veja a previsão do IPMet/Unesp para Palmital:

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/1/BjzvTISNCpibORB1deVQ/veranico.png)
Terceiro veranico do ano. — Foto: Dhara Pereira/Arte g1












