Em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, a Câmara Municipal de Palmital homenageou o técnico agrícola Benedito da Costa Queiroz, popularmente conhecido como Dito da Casa da Lavoura. O evento, realizado no salão do Departamento de Educação devido às obras de reforma do Plenário “Alcides Prado Lacreta”, oficializou a outorga do título de “Cidadão Palmitalense” ao profissional que cumpriu importante papel no desenvolvimento rural do município e conquistou o respeito da comunidade pelo envolvimento em causas humanitárias.
Os trabalhos foram comandados pelo presidente Cristian Nogueira, acompanhado dos vereadores Homerinho, Miguel Bueno e João Gil, autor da proposta que resultou na aprovação do Decreto Legislativo nº 250 que concedeu a homenagem. Dito estava acompanhado da esposa Gilda e dos filhos Vinicius e Ana Beatriz, além de outros familiares. Sebastião Clodoaldo de Souza, diretor de obras da Prefeitura, representou o prefeito Luis Gustavo. A sessão foi acompanhada por grande público, incluindo representantes de entidades e amigos do técnico agrícola.
Depois da composição da mesa de honra e ato cívico, foi feita a leitura de decreto e da biografia de Dito da Casa da Lavoura, além de exibição de vídeo em sua homenagem. Na sequência, João Gil fez a entrega da placa que outorgou o título ao técnico agrícola.
Abrindo os discursos, o vereador enfatizou a oportunidade de reconhecer o trabalho de um grande homem que atua em Palmital, destacando sua trajetória profissional e as contribuições para com a administração e para com a comunidade do município.
A sequência de discursos incluiu falas de Homerinho, Miguel Bueno, Cristian e Marina Tronco, irmã da ex-prefeita Marilena Tronco, que ressaltaram a competência e os importantes serviços prestados pelo técnico agrícola junto ao setor rural de Palmital. O filho Vinicius, genro Luis Gustavo e o irmão Valdeir Queirós também usaram a palavra para enfatizar os exemplos e virtudes de Dito, além de agradecer pela merecida homenagem prestada pela Câmara Municipal. Dito e Gilda também usaram a palavra ao final para agradecer o título e destacar o amor à cidade onde construíram sua família.
BIOGRAFIA – Benedito da Costa Queiroz nasceu em Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, em novembro de 1954, onde cursou a educação básica e, no início dos anos de 1970, concluiu o curso de Técnico Agrícola em Monte Aprazível. Em 1974, após aprovação em concurso público estadual, aos 19 anos, passou a atuar na Casa da Agricultura de Palmital, onde se tornou referência e ganhou o carinhoso codinome Dito da Casa da Lavoura. Conheceu a esposa Gilda Souza Santos e formou a família com os filhos Vinicius, casado com Roberta, e Ana Beatriz, casada com Luis Gustavo Kabbach.
Durante a carreira no serviço público, Dito se destacou como o primeiro técnico a realizar a demarcação de curvas de nível em Palmital, além de ter desempenhado papel fundamental no programa de adequação das microbacias hidrográficas e outros projetos agrícolas. Entre 1993 e 1996, foi responsável pelo setor de estradas rurais da administração da prefeita Marilena Tronco, coordenando o trabalho em 168 quilômetros de quebra de barranco e cascalhamento de vicinais.
Após a aposentadoria, em 2013, Dito Queiroz atuou como diretor de Obras da prefeita Ismênia e, desde 2017, atua ao lado de seu filho Vinicius na empresa Geoplan Serviços de Topografia e Georreferenciamento, oferecendo serviços essenciais para o desenvolvimento e regularização territorial e urbano de Palmital. O técnico agrícola e a esposa são figuras atuantes na comunidade de Palmital, sempre colaborando com campanhas solidárias realizadas pela igreja católica e entidades filantrópicas.