A Câmara Municipal realiza na noite de quarta-feira (02/10) uma palestra que abre a programação do Outubro Rosa em Palmital. A iniciativa, em respeito à lei 13.733/2018, tem como objetivo incentivar o público feminino a buscar atendimento médico para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de incentivar ações de saúde da mulher.
A palestra será ministrada pela médica palmitalense Cristiane Candeo Zanetti, especialista em ginecologia e obstetrícia. O evento ocorre a partir das 19 horas no salão do Departamento Municipal de Educação, no antigo edifício do Fórum, no centro de Palmital. A entrada é gratuita para o evento, que marcará o início do mês dedicado à conscientização e prevenção da doença grave, que afeta milhares de mulheres todos os anos.
O tema principal da palestra será a prevenção do câncer de mama, abordando ainda outras manifestações da doença que também afetam grande número de mulheres. A médica Cristiane Zanetti fará abordagem prática e esclarecedora focada nos fatores de risco, nos cuidados de prevenção e nas orientações sobre a importância do diagnóstico precoce, possibilitando elevados porcentuais de cura às pacientes.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que busca alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, excetuando-se os tumores de pele, que não são melanoma. No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o Outubro Rosa, oficializando o mês como um período de campanhas educativas e ações voltadas à saúde da mulher.
O câncer de mama é uma doença que atinge principalmente mulheres a partir dos 40 anos. A detecção precoce, por meio do autoexame, quando identificada nas fases iniciais, oferece chance de cura de 95%. O tumor do colo do útero é causado principalmente pelo HPV e pode ser detectado por meio do exame Papanicolau.