Campanha faz a troca de máscaras de proteção contra o covid-19 por alimentos em Palmital

A pandemia do coronavírus está incentivando diversas ações solidarias como forma de combater a proliferação da doença e auxiliar as pessoas afetadas pela crise socioeconômica decorrente da quarentena que provocou o fechamento do comércio, o aumento do desemprego e a estagnação da atividade produtiva.  Uma campanha em Palmital, que foi batizada “Troca Solidária” está cumprindo as duas missões ao oferecer máscaras para proteção respiratória em troca da doação de alimentos para famílias carentes.

 

A iniciativa foi idealizada pela professora Márcia Candeo, que mobilizou familiares e amigos para produzir as máscaras e montar pontos de arrecadação em portas de supermercados. Ela disse que resolveu arrecadar alimentos depois de ouvir relatos do marido, que é caminhoneiro e viu muitas famílias carentes passando fome em regiões periféricas do ABC Paulista quando parava para carregar o caminhão. “E essa situação de pobreza extrema me motivou a fazer algo para ajudar as pessoas”, contou.

 

Márcia disse que iniciou a campanha arrecadando dinheiro para a aquisição de tecidos e elásticos, além de investir recursos próprios, e ganhou o auxílio voluntário de sua tia Marina Noronha, que já fez cerca de 400 máscaras de modelos adultos e infantis. “Tudo segue a recomendação das autoridades de saúde, com tecidos higienizados e passados para evitar qualquer contaminação”, disse a professora. Nos últimos finais de semana, voluntários e jovens da Ordem Demolay montaram pontos de troca nas portas dos supermercados Zanetti e Palmital.

 

Segundo Márcia, a campanha arrecadou mais de 800 quilos de alimentos nas primeiras ações e possibilitou a montagem de mais de 40 cestas que foram entregues a famílias carentes de Palmital, com algumas tendo leite e até fraldas geriátricas. A professora destacou a importância da ação solidária e disse que está feliz em poder ajudar pessoas necessitadas, além de agradecer a todos os colaboradores. “Se alguém se interessar, pode auxiliar e expandir a ação solidária. Com isso, ela pode ser adotada por outros grupos ou pessoas de Palmital e região”, finalizou.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.