O Departamento de Saúde de Palmital e a Associação Voluntária do Câncer “Fuade Haddad” realizam neste sábado uma Campanha de Doação de Sangue. A ação tem como objetivo contribuir com os serviços do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, que é referência para atendimento clínico e de cirurgias oncológicas em pacientes encaminhados pela rede básica do município.
O atendimento aos doadores de Palmital ocorre entre 7h30 e 11 horas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Eloy Atanis Garcia”, localizado no número 467 da rua Tereziano dos Santos, no bairro Paraná. Os serviços de coleta serão realizados por equipe do Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho, com apoio do Departamento de Saúde e da Associação Fuade Haddad.
Em abril, houve uma primeira etapa da campanha em Palmital com o atendimento de até 60 pessoas. Para a ação deste sábado, conforme informação do Hemonúcleo do Amaral Carvalho, o fluxo será ampliado com a distribuição de até 100 senhas para doadores se sangue.
Para doar sangue, conforme informações do Departamento de Saúde, a pessoa tem de estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 55 kg. Os voluntários, que devem apresentar documentos pessoais e, em caso de menores, estar acompanhados dos responsáveis legais, devem se apresentar descansados e bem alimentados.
Estão impedidos de doar quem teve hepatite após os 10 anos e pessoas com suspeita de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (como hepatites, HIV, HPV ou Chagas) ou que tenham feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Há ainda restrições para grávidas e pessoas gripadas, além dos que fizeram uso de drogas ilícitas ou que beberam nas 12 horas anteriores à campanha.