Campanha sábia no rodeio

A iniciativa inédita da Prefeitura de Palmital de levar a efeito uma campanha de prevenção ao assédio e à importunação sexual durante a 30ª Festa do Peão Boiadeiro e 28º Fapip – Feira Agropecuária e Industrial de Palmital – foi, muito provavelmente, o maior acerto dos grandes eventos que comemoraram o aniversário de 104 anos do Município.

Com a participação da rainha e das princesas da festa, a campanha foi veiculada por meio de vídeo que serviu para conscientizar o público quanto à necessidade de respeito às mulheres, de bom senso nas abordagens e à diferenciação entre flerte e assédio.

Certamente que não é possível aferir o alcance da campanha, mas caso tenha conscientizado uma pessoa ou evitado apenas um caso de assédio, o objetivo foi atingido ao transmitir a mensagem que, com certeza, ficou gravada no inconsciente de boa parte do público masculino.

Assim como os homens devem entender a mulher como um ser de absoluta igualdade e jamais ter sua posição subjugada, também elas precisam saber que toda forma de assédio ou importunação é inconveniente, desleal e pode ser caracterizada como crime, pois a negativa a qualquer sugestão ou convite deve ser necessariamente respeitada.

“…outras medidas semelhantes podem e devem ser adotadas para levar mais informação…”

Pela mesma sábia decisão de aproveitar um grande evento para lançar uma campanha de elevada importância no contexto das relações humanas, outras medidas semelhantes podem e devem ser adotadas para levar mais informação às pessoas.

Campanhas de conscientização quanto à limpeza pública, ao uso correto de sanitários de uso comum e outras iniciativas assertivas podem começar a mudar a forma de pensar e de agir daqueles que frequentam bares, lanchonetes, festas e eventos, ou que simplesmente convivem no cotidiano do meio social que necessita da prática permanente do respeito e da empatia.

As campanhas que conscientizam para valores comportamentais, éticos e morais podem ser trabalhadas também nas escolas, nas entidades assistenciais e divulgadas pelos microfones dos eventos que reúnem grandes ou pequenos públicos.

Aulas práticas de bons modos, cartilhas explicativas, trabalhos escolares e avisos para a existência de lixeiras que devem ser usadas de forma correta, para que se evite o descarte irregular de lixo ou o uso exagerado de água, por exemplo, podem servir para o surgimento de um modelo educacional exemplar e mudar o comportamento das pessoas pela replicação dos bons exemplos.

CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA –     Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.