Pelo segundo ano consecutivo, Campos Novos Paulista atingiu a meta estabelecida pelo governo federal no programa “Criança Alfabetizada”. Dados divulgados no mês de julho pelo Ministério da Educação mostram que a educação municipal alcançou 86,59% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2024, superando tanto a média estadual, de 58,1%, quanto a média nacional, de 59,2%.
Além de antecipar a meta estabelecida para 2030, Campos Novos foi reconhecida pelo Ministério da Educação com o Selo Ouro, concedido às redes de ensino que demonstraram ser consistentes e eficazes na alfabetização das crianças. “Tanto o resultado, quanto a cada etapa realizada na cidade, reafirma o compromisso da atual administração com a alfabetização na idade certa e com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora”, destacou Flávio.
O prefeito valorizou o trabalho de reforço nas habilidades de leitura e escrita dos estudantes no 2º ano do ensino fundamental. “Estamos não só garantindo o direito à aprendizagem, mas também colocando essas crianças em um percurso de sucesso escolar contínuo”, afirmou. O resultado faz com que Campos Novos lidere o ranking na Diretoria Regional de Ensino de Ourinhos, composta por 12 municípios.
O secretário Educação Danilo Medici enfatizou que, entre as estratégias que se destacam no município, estão a formação continuada dos professores, o uso de materiais pedagógicos estruturados, a implementação de avaliações diagnósticas periódicas e o acompanhamento técnico às unidades escolares. “Atingir essa meta não é o fim, mas sim um marco importante no processo de garantir às nossas crianças as ferramentas que abrirão portas para o futuro”, completou.