A Marinha puniu um militar que divulgou fotos de um caça americano F-35 que fez um pouso de emergência em maio deste ano em São Pedro da Aldeia (RJ). Marcos Roberto Cavalcanti Sales (46) foi destituído do cargo de capitão, rebaixado no conceito militar e transferido para outra unidade.
O Lockheed Martin F-35C Lightning II da Marinha americana fez um pouso de emergência na base naval da cidade por falta de combustível. O então capitão recebeu uma foto do caso, enviada por um assessor da Força, sem nenhuma orientação para não compartilhar o conteúdo.
Sales então encaminhou a imagem a um grupo de WhatsApp e foi acusado de compartilhar o conteúdo sem conhecimento de superiores. Segundo o vice-diretor Anderson Marcos da Silva, ele “contrariou as normas de contrainteligência da Marinha do Brasil” por ter “utilizado um canal não seguro para envio de material sensível a um grupo de aplicativo”.
Seus advogados, Adão Farias e Claudio Lino contestaram a informação de que o material seria sensível e alegaram que o conteúdo estava circulando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Sales tentou recorrer da punição acionando o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, mas não teve sucesso.
Fonte: DCM