CarnaRua começa em Palmital nesta sexta-feira (21/02) e terá ações de prevenção à dengue
Compartilhe

A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura está realizando a edição 2020 do CarnaRua de Palmital. O evento tem previsão de ser aberto na noite desta sexta-feira (21/02) em estrutura montada no pátio da Fepasa e oferecerá atrações musicais gratuitas até terça-feira (25/02). A festa deste ano tem a preocupação com a dengue, conforme medidas previamente estabelecidas em acordo com o Ministério Público da Comarca, que abriu inquérito para apurar a epidemia da doença no município e havia sugerido, entre outras providências, a suspensão do Carnaval devido ao risco à saúde pública.

 

A Vigilância Epidemiológica atualizou informações sobre a epidemia de dengue em Palmital na manhã desta sexta-feira (21/02) e confirmou que, desde o dia 1º de janeiro, foram realizadas 1.017 notificações de pessoas que foram atendidas em unidades de saúde com sintomas da doença, com 320 casos confirmados por exames laboratoriais. Outros 112 foram negativos. Ainda há 585 casos suspeitos em investigação na qual os pacientes ainda aguardam a coleta de sangue para exame ou esperam os laudos de sorologia do Instituto Adolf Lutz de Marília.

 

As ações preventivas durante o Carnaval foram acertadas em reunião na tarde desta sexta-feira (21/02) no Fórum da Comarca, com a participação dos promotores Lucas Travain e Weslei Ciciliato e do prefeito José Roberto Ronqui, que estava acompanhado dos secretários de Saúde, Daniele Andrade dos Santos, e de Negócios Jurídicos, Roberto Rivelino Martins, e dos coordenadores das vigilâncias Epidemiológica, Lucéia Sartori, e Sanitária, Antônio Osmar da Silva Júnior. Também estiveram presentes as secretárias de Educação, Cleonice Rocha, e de Assistência Social, Vanessa Côco.

 

Pelo acordo, a Prefeitura se comprometeu a fazer a distribuição de repelentes tanto no CarnaRua quanto em outros locais de concentração de foliões, como o Bloco Meetz, além de manter a constante divulgação no serviço de som de mensagens informando sobre o oferecimento gratuito do produto e alertando para o combate ao Aedes aegypti. O município também deverá fazer a coleta de lixo e promover a limpeza urbana de forma eficiente para evitar o acumulo de dejetos em vias públicas durante a festividade.

 

A Vigilância Sanitária atuará como órgão fiscalizador das medidas de prevenção à dengue durante o Carnaval, inclusive verificando se os locais de eventos são limpos de um dia para outro. A Secretaria de Saúde garantiu a manutenção da sala de atendimento no Centro de Diagnóstico da Santa Casa para hidratação e atendimento médico ao pacientes com dengue. Caso seja necessário, um segundo espaço poderá ser aberto. O município se comprometeu ainda apresentar relatório da efetivação das ações após o Carnaval.

 

PROGRAMAÇÃO – O CarnaRua será aberto na noite desta sexta-feira (21/02) com apresentação do Bloco do Guri, seguido da banda Aramaçã e do DJ JP Music. No sábado (22/02), domingo (23/02) e segunda-feira (24/02), a animação ficará por conta da banda Frevoeiro, além do DJ. No domingo, ocorre a matinê a partir das 18 horas, seguido de show do grupo Aurora Summer. Na terça-feira (25/02), a programação terá concurso de fantasias infantis a partir das 18 horas, com DJ. O CarnaRua será encerrado com show da banda Zero3.

 

Confira a íntegra do acordo

 

 

 

PREFEITURA E PM ACERTAM SEGURANÇA

 

O prefeito José Roberto Ronqui recebeu na manhã de quinta-feira (20/02) o capitão Marcelo Tsuda, comandante da 3ª Companhia da PM de Cândido Mota, que é responsável pelo policiamento de Palmital. Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou as medidas adotadas para o CarnaRua, que é realizado em recinto aberto, incluindo um sistema de câmeras de monitoramento e contratação de segurança privada. O oficial disse que o policiamento contará com reforço do efetivo durante o período noturno, principalmente para atuar nas imediações do pátio da Fepasa e para fazer patrulhamento em bairros da cidade, visando coibir delitos e garantir a ordem pública.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta