A Prefeitura de Palmital está disponibilizando aos contribuintes os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que é cobrado de todos os proprietários de imóveis (prédios, casas e terrenos) da cidade. A versão física do documento, em papel, pode ser retirada até quinta-feira (20/03) na Central do Cidadão, instalada no prédio da antiga estação da Fepasa, na avenida Reginalda Leão.
O carnê possibilita o pagamento do IPTU na rede bancária ou em aplicativos na internet com o uso do código de barras. O prazo para a retirada dos documentos, que inicialmente estava previsto para se encerrar em 7 de março, foi estendido por mais duas semana e termina nesta quinta-feira. Para o serviço, no período das 9 às 17 horas, deve ser informado o nome do contribuinte.
Como forma de modernização dos serviços públicos, a Prefeitura também oferece a opção da emissão por meio online dos documentos. A iniciativa é uma maneira sustentável de realizar a tributação, visando a redução do uso de papel para atenuar o impacto ambiental da atividade pública. A modalidade também confere praticidade, pois o contribuinte não precisa sair de casa para quitar o imposto e ficar em dia com o município.
Segundo a assessoria da Prefeitura, a emissão online dos carnês pode ser feita no endereço www.palmital.govbr.cloud/iptu. Na página hospedada no site da administração municipal, o contribuinte deve informar seu CPF e o número de inscrição cadastral do imóvel (desconsiderando o último dígito “0”). O sistema listará automaticamente todos os débitos vinculados ao cadastro consultado e orientará para a emissão dos documentos.
O IPTU é uma importante fonte de arrecadação para a Prefeitura, garantindo a manutenção dos órgãos municipais e investimentos na melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Os vencimentos do imposto, com opção de quitação à vista com desconto de 15% no valor do tributo devido (não há dedução para a taxa de lixo e para o emolumento) ou parcelado em até nove vezes (até dezembro), começam a partir de 10 de abril.