Cartório Eleitoral da Comarca amplia horário para cadastro biométrico em Palmital
Compartilhe

Medida facilita agiliza e facilita a revisão do eleitorado, que vai até outubro; quem não comparecer terá o título cancelado

A Justiça Eleitoral da Comarca está realizando Fórum da Comarca, que atende os municípios de Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, a revisão do eleitorado que prevê a disponibilização no banco de dados das informações biométricas dos 28.696 aptos a votar nos quatro municípios.

Para garantir maior comodidade e facilidade aos cidadãos, o Cartório Eleitoral está funcionando em horário estendido para o cadastro no sistema, que passará a ser obrigatório para a identificação dos eleitores a partir das eleições de 2020. Quem não realizar o registro terá o título cancelado e sofrerá restrições civis.

O cadastro biométrico, que começou em 4 de fevereiro, deverá ser realizado até dia 31 de outubro. Cumprindo determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o Cartório Eleitoral de Palmital estendeu seu horário de funcionamento, desde 11 de março, das 9 horas às 18h30 – anteriormente, o expediente era mantido das 12 às 18 horas. O eleitor deverá fazer o agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no endereço www.tre-sp.jus.br e comparecer no dia e horário indicados.

No recadastramento, a Justiça Eleitoral registra a fotografia, impressões digitais e assinatura do eleitor, visando garantir maior segurança na identificação durante as eleições. Quem já fez a atualização do cadastro ou tirou o título depois de 23 de setembro de 2015, não precisa comparecer à revisão por já contar com os registros biométricos. Durante o atendimento, a pessoa também deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Alberto Guedes, é preferencial que o eleitor faça o agendamento, pois poderá ser atendido no dia e horário escolhido. “Se o eleitor agendar, terá o privilégio de ser atendido no horário. Porém, se quiser vir sem agendamento, atenderemos também, só que poderá ter de esperar alguns minutos”, explicou. “Estamos com poucos atendimentos diários. Então, seria interessante o eleitor se apressar e procurar o cartório o mais rápido possível para não enfrentar filas imensas no final do processo”, recomendou, alertando que o prazo para a revisão não será prorrogado.

De acordo com Guedes, a preocupação é que os eleitores deixem para fazer o recadastramento quando o prazo estiver se encerrando, o que deve gerar grande fluxo de atendimento. “Estamos preparados para atender cerca de 100 pessoas por dia para dar conta de todo o eleitorado, sem demora ou formação de fila. Contudo, recebemos diariamente 30 pessoas, no máximo”, informou ele, que está divulgando campanhas e anúncios para orientar para a adesão ao serviço. Ele informou ainda que Ibirarema já conta com 70% dos eleitores recadastrados e Palmital está em 60%. Já Campos novos e Platina estão abaixo dos 50%.

Compartilhe

Deixe uma resposta