Cartório Eleitoral preparada as urnas eletrônicas para votação na Comarca de Palmital

A equipe do Cartório Eleitoral da Comarca realizou nesta semana a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação do primeiro turno das eleições de 2022, marcado para ocorrer em 2 de outubro. O trabalho tem o objetivo de garantir a segurança e confiabilidade na recepção dos votos para os cargos de presidente, governador, senador e deputados estadual e federal.

Na quarta-feira (21/09), houve a geração de mídias (compactflashs e pendrives) a partir do banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O trabalho foi comandado pelo chefe do Cartório Eleitoral Carlos Alberto Guedes, com acompanhamento do juiz eleitoral Jonas Ferreira Ângelo de Deus. Os discos continham informações de candidatos e os registros biométricos dos eleitores aptos a votar em Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina.

Entre quinta-feira (21/09) e sexta-feira (23/09), a equipe do Cartório Eleitoral realizou a carga das urnas com os dados gerados pelo TRE-SP e a instalação dos compactflashs com sistema de votação, além dos pendrives para armazenamento dos votos nas 81 seções de votação da Comarca. Houve ainda testes e a lacração de todos os compartimentos dos equipamentos para evitar acessos aos discos ou componentes eletrônicos.

Equipamentos foram lacrados pela Justiça Eleitoral para impedir acesso a discos e pastes eletrõnicas

Para Palmital, foram preparadas 48 urnas, sendo 34 do modelo 2020 que tem um formato diferente do tradicional e incorporou novidades tecnológicas. Os equipamentos mais modernos serão utilizados nas escolas J. J. Bittencourt (11 seções), Horácio da Silva Leite (10 seções) e Oswaldo Moreira (10 seções). Também haverá dispositivos na Elisabete Soares Garcia (seções 35 e 53) e na Paulo Moreira (seção 72). Os demais pontos terão modelos mais antigos.

Também foram preparadas as urnas, com modelos anteriores a 2020, destinadas a Ibirarema (escolas Francisco Duarte e Augusta Novaes Coronado, ambas com 7 seções), Campos Novos Paulista (11 seções na Theodorico de Oliveira) e Platina (8 seções na Clarisse Plizone de Lima). Houve ainda a carga de 14 urnas reservas, sendo 4 do equipamento mais moderno.

Dispositivos estão programados para funcionar somente no dia da eleição

Depois da carga e lacração, as urnas estão programadas para funcionar somente a partir das 7 horas de 2 de outubro para os procedimentos preparatórios da votação, que começa a partir das 8 horas. A exceção será para os dispositivos que serão selecionados para auditoria na próxima segunda-feira (26/09). O evento, que é aberto ao público e terá a presença do juiz eleitoral da Comarca, ocorre no Salão do Júri do Fórum a partir das 13h30.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.