O casal João Manoel Borges, o João Dico, de 60 anos, e Alzira Miranda Rosa Borges, de 78, que ficou quatro dias desaparecido na semana do último Natal, sumiu novamente e continua sem fazer contato com familiares em Ibirarema. Agora o mistério dura quase uma semana e é motivo de angústia para parentes dos idosos, que registraram o caso na polícia e contam com apoio das autoridades para a realização de buscas pelo município e região.
João Dico, que é agricultor, e Alzira, deixaram de manter contato com a família por volta das 18h40 do último sábado (17/01). De acordo com Pedro Manoel Corrêa, o Sargento Pedro, responsável pela Segurança Pública de Ibirarema, o casal não atende ao celular e está com o mesmo veículo do desaparecimento anterior: um Crossfox prata, de placas JQX-4108.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o novo desaparecimento foi comunicado à polícia por familiares na última segunda-feira (19/01), com relato de que o casal teria dito que viajaria ao Paraná para visitar parentes de Alzira. Diligências foram realizadas na residência onde vivem, mas não foram encontrados sinais de arrombamento ou indícios de crime.
As buscas, com a participação de voluntários e policiais, foram iniciadas logo depois do desaparecimento e não encontraram pistas dos idosos. Durante a semana, houve indicação de sinal de localização do celular do casal nas proximidades do posto Chuletão, às margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153), em área entre Campos Novos Paulista e Ribeirão do Sul.
No início da tarde desta sexta-feira (23/01), quando da conclusão deste texto, ainda não havia novas pistas do casal. Pedro Manoel Corrêa, o Sargento Pedro e o prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, participaram na quinta-feira (22/01) de buscas durante todo o dia pela zona rural entre Ibirarema e Palmital, com apoio de equipe da DIG, de Assis.
Sargento Pedro disse que o trabalho contou com apoio de um drone para sobrevoar a zona rural e possibilitar uma varredura mais ampla na tentativa de localizar o veículo utilizado por João e Alzira. Informações que possam ajudar a encontrar o paradeiro do casal podem ser repassadas à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou diretamente aos familiares pelos números (14) 99764-7787 e (14) 99872-5333. Também podem ser encaminhadas ao prefeito Camachinho, (14) 99606-5331, e ao Sargento Pedro, (14) 99705-3517.
ANTERIOR – O casal já havia desaparecido anteriormente em 23 de dezembro do ano passado e, após passar o Natal incomunicável, retornou para casa no dia 28 de dezembro. Eles estavam debilitados e apresentavam confusão mental, alegando que haviam sido sequestrados e mantidos reféns na zona rural de Platina.
Após o retorno no final do ano, Alzira precisou de atendimento médico e foi encaminhada à UPA de Ourinhos para recuperação. O veículo em que estavam desaparecidos apresentava sinais de uso em áreas rurais, com muita terra e cordas amarradas às rodas e ao bagageiro. O caso segue em apuração pela Polícia Civil.













