CDHU sorteia casas populares em Palmital nesta quinta-feira – Confira como será o evento

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, e a Prefeitura realizam nesta quinta-feira (22/05) o sorteio de 167 casas populares que estão em fase final de construção em dois conjuntos habitacionais de Palmital. Estão aptas a participar do processo mais de duas mil famílias, sendo a maioria com renda até três salários mínimos.

O evento será realizado no período da tarde no estádio Miguel Assad Taraia, no Centro Esportivo Professor Moraes. O governo será representado pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano José Police Neto e pela diretora de Atendimento Habitacional da CDHU Ticiane Costa D’Aloia, além do gerente regional da companhia Estevam Henrique Pereira Brandão. Também estará presente o prefeito Luis Gustavo e a vice Ana Elisa, além de autoridades municipais, lideranças políticas da região e convidados.

Conforme programação da CDHU, os inscritos ou seus representantes legais deverão comparecer das 12 horas às 14h30 para depositar as senhas nas urnas, com plantão a partir das 11h30 para a emissão de senhas para os que não fizeram a retirada no ginásio Delço Mazeto na quinta-feira da semana passada ou que precisam da segunda via do documento. A presença é obrigatória e o não comparecimento implica na desclassificação da família do programa.

O sorteio tem previsão de começar às 15 horas, com a definição dos titulares que participarão do processo inicial de habilitação e dos suplentes que poderão assumir as casas em caso de desistência, desclassificação ou exclusão de sorteados. São 2.274 cadastros concorrendo a 154 casas, outras 12 unidades reservadas para famílias residentes em áreas de risco, que não entram no sorteio, e uma casa para policiais e agentes penitenciários, com apenas um inscrito.

Serão disponibilizadas sete urnas coloridas para o sorteio. A urna azul será destinada ao público geral, que tem 1.548 inscritos com renda de 1 a 3 salários mínimos para atender 81 selecionados como titulares e 243 suplentes. Na urna verde, são 94 cadastros do público de 3 a 5 salários, para 38 sorteados e 56 suplentes. Na urna vermelha, com apenas 8 inscritos com renda de 5 a 10 salários, serão sorteadas as mesmas 8 moradias. A urna laranja, com 140 inscritos, definirá os ganhadores das 12 casas destinadas a famílias com deficientes, além de 36 suplentes.

Na urna branca, para os 267 idosos até 79 anos inscritos, terá 8 contemplados preferenciais e 24 suplentes, enquanto na urna cinza são 17 famílias com idosos com mais de 80 anos que disputam uma casa, com três suplentes. A urna amarela tem 191 pessoas sós que concorrerão a 6 unidades habitacionais, com 18 suplentes. A relação dos aptos a participar do sorteio pode ser consultada no link https://www.bit.ly/inscritosCDHUPalmital.

Os sorteios definem os titulares e suplentes que participarão da próxima fase do processo: a habilitação. Nessa etapa, as famílias sorteadas deverão comprovar que atendem a todos os critérios do edital. Caso não atendam, serão desclassificadas, e os suplentes serão convocados, conforme a ordem de sorteio. Esse processo garante que o benefício seja destinado a quem realmente precisa.

PROJETOS – Os projetos habitacionais, que totalizam 167 casas populares, foram viabilizados pela administração do prefeito Luis Gustavo junto ao governo do Estado. No conjunto Palmital F, denominado “Antônio Tirolli”, há 137 unidades sendo concluídas em terreno doado pelo município no final da rua Vereador Clóvis de Camargo Bueno, entre o recinto do rodeio e o Horto Florestal Municipal.

O núcleo Palmital G, denominado “Padre Antônio Bastos”, tem 30 casas em área próxima à creche Anna Beatriz Ortega Monteiro, na região do bairro São José. De acordo com a CDHU, as unidades habitacionais têm área útil de 47,87 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. O investimento total nos dois conjuntos é de R$ 38,3 milhões.

Os empreendimentos em Palmital são realizados em parceria com a Prefeitura, que fez a doação dos terrenos. O financiamento habitacional segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juros zero para famílias com renda de até cinco salários mínimos. As prestações têm valor compatível com a renda das famílias, limitadas a até 20% dos rendimentos mensais, e são corrigidas apenas pelo IPCA, índice oficial de inflação medido pelo IBGE.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.