O movimento no Cemitério Municipal de Palmital se intensificou nesta semana devido aos preparativos para o Dia de Finados, que é celebrado na próxima quinta-feira (02/11). Com o objetivo de aprimorar as instalações para garantir melhores condições de visitação, a Prefeitura está realizando uma série de ações na necrópole que tem pouco mais de 20 mil pessoas sepultadas.
O Departamento de Obras e Serviços do município enviou equipes ao cemitério para realizar a limpeza e manutenção das ruas entre as quadras, incluindo pintura de guias, poda de vegetação, capina, limpeza geral e aplicação de pedriscos. Também estão sendo realizadas ações na entrada da necrópole, com reparos de alvenaria, melhorias nos sanitários, adequações de iluminação e pintura geral, incluindo a fachada, capela e Cruzeiro.
A Prefeitura estima que os trabalhos sejam concluídos no início da próxima semana. A administração municipal recomenda ainda que famílias das pessoas sepultadas no local devem realizar os serviços de construção e reforma de túmulos até a quarta-feira (01/11). O prazo também vale para os trabalhos de limpeza e decoração dos jazigos, possibilitando que a quinta-feira (02/11) seja dedicada exclusivamente à visitação.
Além de ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura para atendimento aos visitantes, a programação de finados terá celebrações realizadas pelas comunidades católicas de Palmital. Às 7 horas, está prevista a missa da Paróquia de São Sebastião na estrutura montada em frente à Capela da necrópole. Às 9 horas, ocorre a celebração da Paróquia de Santo Antônio.
Durante o Finados, segundo a Prefeitura, haverá um esquema especial de trânsito nas vias públicas do entorno do Cemitério. A pista asfaltada da alameda da Paz será fechada para permitir a circulação apenas de pedestres. Com isso, o acesso de veículos ocorre pelas ruas laterais da necrópole, ficando a pista de paralelepípedo da avenida apenas para a saída de automóveis.
A Prefeitura também irá delimitar a área destinada ao comércio ambulante, que será permitido somente na rua Gregório Telles e nas proximidades da Santa Casa e da unidade da Ceagesp. A administração municipal estima que milhares de pessoas devem passar pela necrópole para fazer homenagens e orações a amigos e familiares.