Cerca elétrica traz vantagens no manejo do gado

Cercas elétricas são usadas para manter o rebanho protegido, garantindo facilidade de manejo e economia de recursos.


Na criação de gado, contar com uma cerca eficiente é de extrema importância para manter o rebanho no espaço adequado. Alguns pecuaristas optam pela cerca elétrica devido à facilidade de manejo e aos custos mais baixos.

A cerca elétrica desempenha um papel fundamental no cuidado do rebanho, utilizando a eletricidade nos fios para manter o gado no pasto, evitando fugas e impedindo que os animais acessem áreas que possam causar prejuízos.

O eletrificador é o componente-chave desse sistema, com capacidade de distribuir energia elétrica em até 10 mil metros de cerca.

Cerca elétrica traz vantagens no manejo do gado

Imagem: Reportagem Nosso Campo

Um exemplo é um pecuarista que cria gado de corte e para inseminação em um sítio em Cedral (SP) às margens de uma rodovia. Ele optou por instalar cercas elétricas em toda a propriedade em busca de economia e segurança.

Segundo ele, a instalação desse tipo de cerca proporciona uma economia de até 20% em comparação com a cerca elétrica convencional, além de um menor consumo de energia.

Neste sistema, um único fio é suficiente para conter os animais, o que resulta em menor gasto com insumos e economia de mão de obra e manutenção. No confinamento, os resultados são ainda melhores, de acordo com o produtor.

Um especialista ressalta que a cerca elétrica precisa ser adequada ao tipo de propriedade para funcionar de maneira eficiente. Além disso, é importante cuidar da intensidade da tensão, sendo recomendado um choque mínimo de 4 mil volts para que os animais respeitem os limites estabelecidos.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.