Fortes ventos atingiram Bauru (SP) neste domingo (21) e causaram queda de árvores em alguns pontos da cidade, segundo a Defesa Civil.
Uma árvore caiu na Rua Manoel Jacintho Bastos, no Núcleo Beija-Flor. Segundo informações da Defesa Civil, um poste de fiação energizado foi rompido com a queda, mas a energia do local não foi afetada. Outra queda ocorreu no Jardim Marambá.
Ainda de acordo com o órgão, não foi possível mensurar a velocidade dos ventos que atingiram a cidade porque o serviço de medição é feito pelo Instituto de Pesquisa Meteorológica da Unesp (Ipmet) e está indisponível devido ao furto de cabos de fibra ótica ocorridos neste fim de semana.
Os ventos fazem parte de uma mudança no tempo prevista para o domingo (21/09). Houve registro de estragos também em Ourinhos (SP).
Na cidade, foi registrado destelhamento em uma loja por causa dos ventos fortes que chegaram a 92 km/h e choveu bastante. Mas, não houve casos de desabrigados e nem pessoas feridas.
A Defesa Civil do estado emitiu um alerta da chegada de uma frente fria a partir da noite de domingo (21/09) com temporais, rajadas de vento, risco de granizo e, na sequência, queda acentuada de temperatura em todo o estado.
Riscos e cuidados
Diante do cenário previsto, a Defesa Civil está mobilizada para garantir resposta rápida a possíveis ocorrências, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em rodovias.
A Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que normalmente ocorre entre dezembro e março, poderá ser acionada de forma extraordinária caso os riscos aumentem.
O órgão reforça que a sequência de eventos — calor extremo e risco de incêndios no domingo, tempestades e ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça — pode gerar transtornos.
Entre as orientações à população estão: recolher ou reforçar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, ter atenção para risco de destelhamentos e quedas de árvores.
Fonte: g1