Chuva extrema e ventos de 80 km/h: primeiro dos três ciclones faz temperatura cair a quase 0°C

A formação do primeiro dos três ciclones extratropicais sobre o oceano Atlântico, durante o fim de semana, coloca o Brasil em estado de alerta para fortes mudanças no tempo.

A frente fria que vai cruzar o país será impulsionada por um intenso jato de baixos níveis – corrente de ventos que transporta calor e umidade da Amazônia em direção ao sul da América do Sul – criando um ambiente atmosférico altamente instável.

A interação entre essa corrente de ar quente e úmido e uma massa de ar frio muito intensa vai provocar contraste térmico capaz de gerar tempestades severas, chuvas volumosas e rajadas de vento em até oito estados brasileiros.

Apesar de o primeiro dos três ciclones extratropicais se formar sobre o oceano e não no continente, seus efeitos serão amplamente sentidos no território nacional. O final do mês de novembro deverá contar com pelo menos mais duas frentes frias associadas aos fenômenos.

Ciclone traz chuvas de até 200 mmFrente fria associada a ciclone no oceano traz chuvas de até 200 mmFoto: Divulgação/Meteored

Primeiro dos três ciclones extratropicais deve provocar ventos de até 80 km/h

De acordo com previsões da Meteored, entre domingo (16/11) e segunda-feira (17/11), a frente fria avança pelo centro-sul do Brasil, encontrando ar quente e úmido.

A colisão dessas massas de ar fará com que o ar ascenda de maneira intensa, formando nuvens verticais com gelo (granizo), grande incidência de raios, chuvas torrenciais e ventos fortes.

Os estados com previsão de tempestades e rajadas mais intensas são:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro

No domingo (16/11), as rajadas devem ser mais violentas entre o Sul e o Centro-Oeste, atingindo velocidades de 50 a 80 km/h, especialmente nas áreas já impactadas por tornados recentes.

Na segunda-feira (17/11), os ventos fortes se expandem para o Brasil Central e Sudeste, com picos de 80 a 100 km/h em pontos isolados. Na Grande São Paulo, os ventos podem chegar a 70 km/h.

Ciclone provoca queda nas temperaturasNovembro terá frio atípico e chuvas intensasFoto: Gabriel Zaparolli/Bramon/Whisk AI/ND

Frio extremo e risco de geada após a passagem da frente fria

Com a chegada da intensa massa de ar frio logo após a frente fria, os termômetros devem despencar em boa parte do país. As temperaturas ficarão abaixo dos 10°C em áreas do Centro-Sul, e podem chegar a 0°C nas serras do Sul e Sudeste.

Esse frio intenso após a atuação dos três ciclones extratropicais é considerado atípico para novembro e pode trazer risco de geadas em algumas localidades.

Segundo a Meteored, o cenário ainda pode sofrer atualizações, já que os modelos de previsão são constantemente ajustados conforme novos dados atmosféricos são coletados.

Fonte: ND+

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.