Chuvas acumuladas nos primeiros dez dias de novembro em Palmital quase igualam o volume total de outubro

Palmital enfrentou clima instável na semana passada devido à passagem de uma frente fria e de um ciclone que avançou pelo Brasil, provocando tempestades severas nos estados do Paraná e de São Paulo. O índice pluviométrico registrado nos dez primeiros dias de novembro já se aproxima do total de precipitações ocorridas em outubro. Segundo os serviços de meteorologia, a expectativa é de novos períodos chuvosos nos próximos dias, o que deve favorecer o desenvolvimento da agricultura e contribuir para amenizar a crise hídrica que persiste desde o início do ano.

Nos dois primeiros dias de novembro, foram acumulados 76,7 milímetros de chuva, conforme dados do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, órgão oficial do Governo do Estado que realiza o monitoramento climático por meio de estação automática localizada no Horto Florestal Estadual de Sussuí. A chuva voltou a ocorrer na quarta-feira (05/11), com 16 milímetros registrados. O último fim de semana também foi chuvoso, com mais 32,2 milímetros concentrados entre a noite de sexta-feira (07/11) e a manhã de sábado (08/11).

Com os dados apurados pelo Ciiagro, Palmital já contabiliza 124,9 milímetros de chuva em menos de dez dias de novembro. O volume corresponde a quase a soma total das precipitações de outubro, quando choveu 162,87 milímetros, encerrando um trimestre marcado por baixos índices pluviométricos entre o fim do inverno e o início da primavera. A abundância de chuvas contribui para a reposição parcial dos estoques de água no subsolo, reduzindo o déficit hídrico verificado nos últimos meses, além de favorecer a safra de verão recém-plantada e a recuperação das lavouras em desenvolvimento.

Previsão

De acordo com o IPMet/Unesp, a semana deve começar com calor e tempo ensolarado. Nesta segunda-feira (10/11), a mínima registrada pelo Ciiagro foi de 13,4°C, com predomínio de sol e máxima prevista de 27°C. Na terça-feira (11/11), as temperaturas devem variar entre 13°C e 31°C. Na quarta-feira (12/11), o calor aumenta, com mínima de 16°C e máxima de 33°C.

Na quinta-feira (13/11), o céu deve apresentar maior nebulosidade, com aumento da umidade e redução da amplitude térmica, variando entre 19°C e 29°C. A sexta-feira (14/11) marca a volta das chuvas, com previsão de 8,9 milímetros e temperaturas entre 18°C e 26°C. O sábado (15/11) deve ser mais chuvoso, com acumulado de 18,3 milímetros e clima entre 18°C e 25°C. Já o domingo (16/11) deve manter o padrão chuvoso, com estimativa de 10,7 milímetros e temperaturas variando de 18°C a 24°C.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.