Ciclone extratropical e frente fria levam tempestades para Sul do Brasil; Palmital deve ter chuva na segunda-feira

O último fim de semana do inverno promete ser marcado por tempo severo no Sul do Brasil. A formação de uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical entre a Argentina, o Paraguai e o Sul do país deve provocar temporais entre o sábado (20/09) e o domingo (21/09) de setembro. O sistema será responsável por chuva intensa, ventania e risco de granizo, sobretudo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

“Este ciclone não vai causar caos, mas vai trazer uma frente fria que vai provocar temporais no Rio Grande do Sul principalmente ao longo do domingo”, explica o meteorologista César Soares, do Climatempo. A Defesa Civil gaúcha, inclusive, já chamou a atenção para a previsão de grandes volumes acumulados, o que pode trazer problemas e transtornos para a população.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para a faixa leste do RS. De acordo com o órgão, o grau de intensidade das chuvas é de “Perigo”, nível intermediário da escala. O alerta é válido para quase 900 municípios da região;

O ciclone deve estar completamente formado na noite de sábado, quando avança sobre o Sul. As instabilidades atingem também áreas do Mato Grosso do Sul ainda na virada para o domingo. As rajadas de vento podem derrubar árvores, provocar interrupções no fornecimento de energia e causar alagamentos repentinos em centros urbanos.

No domingo, a frente fria começa a organizar o cenário para uma mudança brusca nas temperaturas. Uma massa de ar polar avança pelo Sul e deve derrubar os termômetros de forma significativa. A expectativa é de mínimas abaixo dos 10 °C em várias cidades gaúchas e catarinenses, com possibilidade de geada nas áreas mais altas da serra.

Já no Sudeste, o tempo durante o fim de semana deve ser firme, com previsão ar seco predominando em Minas Gerais e no interior de São Paulo, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%. Já na tarde de domingo (21), a frente fria associada ao ciclone extratropical chega à região após passar pelo Sul e pelo MS, mas seus efeitos no Sudeste ainda devem ser pouco significativos. A previsão é de que o mau tempo só se estabeleça na região a partir da segunda-feira.

— São Paulo vai estar muito quente no fim de semana, assim como o Rio de Janeiro, mas há possibilidade de ventos fortes, acima dos 70km/h a partir de domingo nos dois estados — afirma Soares.

Enquanto isso, outras regiões do país apresentam diferenças extremas. No Norte, os maiores acumulados de chuva ficam concentrados no Amazonas, que pode registrar até 100 mm na semana. Já no Nordeste, o interior segue com tempo seco e baixa umidade relativa do ar, abaixo dos 20% em várias áreas, enquanto o litoral leste, entre a Bahia e Alagoas, terá pancadas de chuva mais regulares.

O Centro-Oeste, além da passagem da frente fria no início da próxima semana, segue enfrentando índices críticos de umidade do ar, especialmente em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, onde os valores podem cair abaixo de 25%.

De acordo com o serviço Climatempo, Palmital deve ter chuva na próxima segunda-feira (22/09). Confira a previsão abaixo:

Alertas do Inmet

Alertas do Inmet para este sábado (19) — Foto: Reprodução / Inmet
Alertas do Inmet para este sábado (19) — Foto: Reprodução / Inmet

A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  1. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  2. Observe alteração nas encostas;
  3. Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  4. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  5. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: O Globo

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.