Entre quinta (24/04) e sexta-feira (25/04), uma área de baixa pressão que se formou no Paraguai deve se expandir pelo centro-sul do Brasil, trazendo temporais para quatro estados, conforme previsão da Climatempo.
O fenômeno será potencializado por um grande cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera e pela formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste.
Ainda na quarta-feira (23/04), temporais são esperados para Mato Grosso do Sul, especialmente na região oeste do estado. A chuva forte também deve atingir outras áreas do centro-sul.
Na quinta, a chuva se espalha pelo sul de Mato Grosso do Sul, atingindo o Paraná, partes de Santa Catarina e o Estado de São Paulo, com possibilidade de formação de linhas de instabilidade. Essas linhas podem gerar ventania e granizo, com rajadas de vento que variam de 60 a 80 km/h.
CONFIRA A PREVISÃO DO IPMET/UNESP PARA PALMITAL

Na sexta, a chuva diminui no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas continua frequente em São Paulo. Embora o risco de ventania e granizo seja menor, são esperados grandes volumes de chuva, com destaque para o leste e norte do estado, inclusive na capital paulista.

A Climatempo alerta que, devido aos altos acumulados de chuva, há risco de alagamentos e enchentes, com atenção especial para áreas de encosta e o risco de deslizamentos. Os ventos fortes também aumentam o risco de queda de galhos e árvores.
Fonte: DCM