Ciclone impulsiona frente fria e leva chuva com vendaval para Rio, SP e MG; Sul segue em alerta para geada

A atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil mantém o tempo instável em parte do país nesta quinta-feira (28/05), com chuva entre o litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de temperaturas mais baixas no Sul e no Sudeste. A massa de ar frio que avança na retaguarda do sistema também favorece a formação de geada em áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O ciclone começou a se formar entre o litoral gaúcho e catarinense ao longo da semana, mas, segundo os modelos meteorológicos, atua com fraca a moderada intensidade e sem potencial para provocar ventania extrema no continente. As rajadas mais fortes ficaram concentradas no litoral do Sul do país e em alto-mar.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, a quinta-feira (28/05) deve ser marcada por muitas nuvens, chuva fraca a moderada ao longo da manhã e sensação de frio persistente, principalmente nas cidades litorâneas. A tendência é de redução gradual da instabilidade entre a tarde e a noite, embora o céu continue encoberto em parte da faixa costeira.

“Mesmo com o afastamento gradual da frente fria, a circulação de umidade ainda mantém condições para chuva entre o litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente entre a manhã e o início da tarde”, afirmou a meteorologista Andrea Ramos. O avanço do ar frio derruba as temperaturas no Sul do país. Em áreas da Serra Gaúcha e do Planalto Sul catarinense, as mínimas podem ficar próximas de 0°C, com possibilidade de geada durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

CONFIRA A PREVISÃO PARA PALMITAL

“A massa de ar frio continua atuando sobre o Cone Sul do Brasil e favorece a ocorrência de geada nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse Andrea. A previsão indica que o sol volta a aparecer em boa parte do Sul ao longo da quinta-feira (28/05), embora ainda possa ocorrer chuva fraca em trechos do litoral norte gaúcho e entre áreas serranas e costeiras de Santa Catarina. Mesmo assim, o frio deve persistir até o fim da semana, especialmente durante as noites e madrugadas.

Os mapas meteorológicos mostram contraste entre as regiões do país. Enquanto cidades do Sul terão máximas abaixo dos 20°C, áreas do Norte e do interior do Nordeste seguem com temperaturas acima dos 30°C. No Centro-Oeste e em parte do interior do país, a umidade relativa do ar também começa a cair, com índices entre 21% e 30% em áreas de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

No Norte, a chuva continua concentrada entre Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, regiões sob influência de grande disponibilidade de umidade. Já no litoral do Nordeste, a entrada de umidade do oceano mantém condições para chuva entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e sul da Bahia.

Fonte: O Globo

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.