Cidade do Rock

A realização de mais um festival de música em Palmital, a 11ª edição do Rock Caramujo, uma iniciativa de músicos e adeptos da vertente musical que ganhou espaço e expressão no contexto cultural da cidade e acabou incorporado pela administração municipal, é prova de que os eventos devem ser incentivados, priorizados e promovidos pelas mais diversas parcerias possíveis.

O crescimento exponencial do Rock Caramujo desde sua primeira edição, em 2008, tanto de público como em organização, revela a importância de se oferecer a chamada cultura popular como meio de entretenimento, de incentivo à economia criativa e também ao turismo.

Assim como existe incentivo e apoio do poder público aos eventos e às manifestações religiosas e folclóricas, como as festas dos padroeiros de diversos bairros rurais, à Festa do Divino e, principalmente, à tradicional Festa de Santos Reis e à Festa do Peão, que recebem recursos financeiros e material por meio de órgãos públicos, as demais vertentes das artes e dos espetáculos também devem ser atendidas.

Afinal, o conjunto da sociedade deve receber tratamento igualitário no atendimento às suas preferências nas áreas das artes, dos espetáculos, do folclore e da religião.

“…o conjunto da sociedade deve receber tratamento igualitário no atendimento às suas preferências nas áreas das artes…”

O crescimento do festival de música Rock Caramujo, timidamente iniciado na Concha Acústica do Centro Cultural e agora necessitando de infraestrutura que cria a Cidade do Rock em Palmital, confirma a importância do apoio e do incentivo aos eventos musicais que, em cada um de seus gêneros, representa um importante grupo social.

A convivência e a aceitação de todas as formas de manifestação artística, cultural, folclórica, religiosa e musical serve como meio de integração social e de combate ao preconceito e à discriminação causados pelo antagonismo cultural que divide a sociedade.

Para bem ilustrar a importância da música no contexto social e da educação, Piaget definiu sabiamente: “A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança”.

Diante da verdade inconteste do valor das artes para a sociedade em todos os tempos, principalmente da música, é preciso entender, aceitar e valorizar a diversidade existente, para que tenhamos pessoas mais livres e felizes.

CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA –     Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.