Cidade japonesa obriga moradores a rirem uma vez por dia; entenda

No norte do Japão, a cidade de Yamagata aprovou uma lei que incentiva seus cidadãos a rir pelo menos uma vez por dia. Além disso, criaram o “dia para promover a saúde por meio do riso”. Empresas de todos os tamanhos são incentivadas a desenvolverem ambientes de trabalho onde o riso seja bem-vindo.

Kaori Ito, membro do Conselho Municipal e idealizadora da lei, explicou que a portaria respeita a decisão individual de cada pessoa e não obriga ninguém a rir. A inspiração para essa legislação veio de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Yamagata, publicado no Journal of Epidemiology em 2019. A pesquisa, que envolveu 17.152 pessoas com média de 40 anos, descobriu que indivíduos que riam pelo menos uma vez por semana tinham menos probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.

Em resumo, o estudo concluiu que rir frequentemente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e aumentar a longevidade, além de diferenciar o riso alto, como uma risada genuína, de rir silenciosamente ou apenas sorrir.

“A frequência diária de risos representa um fator de risco independente para mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares na população geral japonesa”, destacaram os autores. Outras regiões do Japão também promovem o riso como parte de suas estratégias de saúde pública. A província de Hokkaido designou o dia 8 de agosto como o “dia do riso”, já que 8/8 soa como “haha” em japonês.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.