Cientistas descobrem animal de 20 braços na Antártica

O corpo do Promachocrinus fragarius é o "morango" sinalizado pelos cientistas. (Fonte: Greg Rouse/ Divulgação)

Um “morango de 20 braços”. É assim que cientistas descrevem uma espécie de invertebrado encontrada nas sombrias profundezas do Oceano Antártico, um espetáculo digno de ficção científica que deixou os biólogos marinhos surpresos. A criatura, no mínimo, esdrúxula, é da mesma classe de bichos como a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar. 

Diante disso, os pesquisadores nomearam o novo personagem como “estrela antártica de penas de morango” ou, também, como “estrela de penas de morango da Antártica”. Para compreender melhor tudo isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre a espécie.  

Um invertebrado ou uma fruta?

A estrela de penas de morango da Antártida, também conhecida como Promachocrinus fragarius na nomenclatura científica, é pertencente ao gênero crinoide, um tipo de animal marinho que normalmente tem estruturas com penas. Anteriormente, a espécie Promachocrinus tinha um único representante, o Promachocrinus kerguelensis, descoberto ainda no século XIX.

O gênero recém-descoberto tem nada menos que 20 braço, todos presos a uma estrutura que, segundo a imaginação, digamos, fértil dos cientistas, assemelha-se a um morango. É dessa aparência que nasce o nome fragarius, uma derivação da palavra latina fragum, que significa morango. 

Os 20 “braços” são, na verdade, 20 longos apêndices emplumados, que lhe conferem uma graça surpreendente, permitindo uma dança fluida nas águas escuras e gélidas do Oceano Antártico. Alguns destes membros bizarros atingem grandes proporções, se levarmos em consideração o pequeno corpo de “morango”, medindo até vinte centímetros de comprimento e apresentando um emaranhado de protuberâncias e penas sinuosas.

Além disso, suas cores únicas, que variam de tons arroxeados a vermelhos profundos, emprestam um toque de mistério e maravilha a essa curiosa criatura. 

Os pesquisadores destacam a importância de desvendar os segredos dos ecossistemas mais enigmáticos, desde a Antártica gélida até as profundezas impenetráveis dos oceanos. 

Outras companheiras

Espécie Promachocrinus kerguelensis. (Fonte: Yale Peabody Museum/ Divulgação)

Espécie Promachocrinus kerguelensis. (Fonte: Yale Peabody Museum/ Divulgação)

A estrela antártica de penas de morango não foi o único exemplar da espécie Promachocrinus descoberta no local. Além da fragarius, outras três camaradas estelares foram descobertas e cuidadosamente registradas em um artigo científico publicado na revista Invertebrate Systematics

Essas criaturas únicas foram identificadas por meio de uma análise de DNA de invertebrados coletados em redes de exploração submarina no Oceano Índico subantártico, utilizando um marcador genético especial como chave de acesso ao mundo oculto dessas criaturas submarinas.

Surpreendentemente, das oito espécies de estrelas de penas da Antártida agora registradas nos anais da ciência, seis ostentam impressionantes 20 braços, enquanto as outras duas exibem uma modesta dezena, adicionando uma pitada de enigma a essa fascinante coleção.

A descoberta da estrela antártica de penas de morango é um lembrete vívido de que a Terra ainda guarda tesouros ocultos nas profundezas dos seus oceanos. Com suas adaptações extraordinárias e peculiaridades sem fim, essa criatura estranha e maravilhosa convida-nos a refletir sobre a infinita complexidade da vida marinha, mesmo nos recantos mais sombrios e enigmáticos do planeta que chamamos de lar.

Fonte: MegaCurioso

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 5 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.