Civap celebra 40 anos com a primeira edição do Prêmio Cidades Excelentes; Palmital venceu uma categoria

Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – realizou na noite da última sexta-feira a primeira edição do prêmio Cidades Excelentes, evento que marcou as comemorações pelos 40 anos da entidade. A premiação foi realizada em jantar no salão de eventos do Assis Tênis Clube, onde estiveram representantes do governo do Estado, prefeitos, vices, vereadores, gestores de diversos municípios, representantes de entidades e convidados.

O evento foi comandado pelo prefeito de Palmital Luís Gustavo Mendes Moraes, presidente do Civap, com a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo Gilberto Kassab, do diretor-regional de convênios do governo Walter IhoshiEleuses Paiva Filho, que representou o secretário estadual da Saúde Eleuses Paiva, e os deputados estaduais Mauro Bragato e Ricardo Madalena.

A premiação foi organizada em parceria com o Instituto Aquila, responsável pelo desenvolvimento do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma que avalia o desempenho das administrações públicas por meio de tecnologia e inteligência artificial. O sistema consolida 72 indicadores agrupados em uma única nota final de cada um dos mais de 60 municípios do Civap, que considera também segmentos de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Educação”, “Saúde e Bem-estar”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, “Sustentabilidade” e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

Para garantir maior equilíbrio, os municípios foram avaliados em duas categorias, conforme o tamanho da população: cidades com até 15 mil habitantes e cidades acima de 15 mil habitantes. Os municípios de cada um dos seis segmentos das duas divisões pelo critério populacional foram premiados com certificados. Palmital venceu na categoria “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” para municípios maiores. Também foram entregues os prêmios para as duas administrações com maior nota geral do IGMA. Confira a relação completa dos vencedores abaixo.

A Prefeitura de Cruzália, por meio do prefeito Arildo Mosquito, foi a principal ganhadora do Cidades Excelentes do Civap, ao conquistar o maior IGMA e atingir o primeiro lugar em “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” na faixa até 15 mil habitantes. Outras duas cidades do mesmo porte também se destacaram: Manduri, do prefeito Paulo Martins, recebeu os prêmios em “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e “Educação”. O prefeito Junior Moraes Curral, de Alvinlândia, recebeu as premiações de “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” e “Sustentabilidade”.

Prêmio mede resultados e auxilia prefeitos

Luís Gustavo disse que o prêmio foi idealizado para auxiliar os prefeitos a medir os resultados do trabalho e apurar se suas administrações estão no caminho certo. “A gente fez algo simples, mas muito importante, que é reconhecer publicamente o bom trabalho das prefeituras. O evento em Assis não foi apenas uma festa. Ele mostrou que quando as cidades se ajudam, trocam experiências e trabalham lado a lado, quem ganha é quem vive nelas. E é por isso que o Civap existe, para provar que, aqui na nossa região, ninguém precisa caminhar sozinho”, destacou o presidente do consórcio intermunicipal.

Palmital recebeu premiação em “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

Palmital está no ‘caminho certo’, comemorou LG

O prefeito também comemorou o resultado que deu a premiação a Palmital em uma das categorias. “Não tem como não ficar feliz vendo a administração levar o prêmio no pilar de ‘Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública’ na faixa de população acima de 15 mil habitantes. A gente está falando de competir com cidades muito maiores, mais antigas, com uma estrutura enorme e, mesmo assim, as iniciativas palmitalenses brilharam. Isso mostra que o trabalho está no rumo certo e que a nossa cidade está crescendo do jeito certo”, finalizou Luís Gustavo.

O prefeito e a vice Ana Elisa

CONFIRA A PREMIAÇÃO

– GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA

Até 15 mil habitantes: Manduri – Prefeito Paulo Martins

Acima de 15 mil habitantes: Tarumã – Prefeita Adriana Roncada

– EDUCAÇÃO

Até 15 mil habitantes: Manduri – Prefeito Paulo Martins

Acima de 15 mil habitantes: Paraguaçu Paulista – Prefeito Antian Sasada

– SAÚDE E BEM-ESTAR

Até 15 mil habitantes: Espírito Santo do Turvo – Prefeito Gilberto Bertolino

Acima de 15 mil habitantes: Piratininga – Prefeito Sandro Bola

– INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

Até 15 mil habitantes: Alvinlândia – Prefeito Junior Moraes Curral

Acima de 15 mil habitantes: Pompeia – Prefeito Diogo Ceschim

– SUSTENTABILIDADE

Até 15 mil habitantes: Alvinlândia – Prefeito Junior Moraes Curral

Acima de 15 mil habitantes: Pirapozinho – Prefeito Lucas Pavani

– DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO & ORDEM PÚBLICA

Até 15 mil habitantes: Cruzália – Prefeito Arildo Mosquito

Acima de 15 mil habitantes: Palmital – Prefeito Luís Gustavo

– PRÊMIO PRINCIPAL – IGMA GERAL

Até 15 mil habitantes: Cruzália – Prefeito Arildo Mosquito

Acima de 15 mil habitantes: Garça – Prefeito José Alcides Faneco

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.