Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, morre aos 90 anos

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PSD), morreu aos 90 anos na manhã desta quarta-feira (19/03) em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada pela família.

O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Hall Monumental, das 10h30 às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá a partir das 16h00.

Figura de destaque na política paulista, Lembo assumiu o comando do estado de São Paulo em março de 2006, quando o então governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB) renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.

O ex-governador de São Paulo durante posse no cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 2006. — Foto: Divulgação/Alesp

O ex-governador de São Paulo durante posse no cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 2006. — Foto: Divulgação/Alesp

Ele deixou o cargo de governador em 01 de dezembro de 2007, quando tomou posse o ex-governador José Serra (PSDB). Antes, Lembo ocupou o cargo de vice-governador entre 2003 e 2006.

A gestão de Lembo no Palácio dos Bandeirantes foi marcada pela 1ª onda de ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) a alvos da segurança pública e ônibus na capital paulista, em 15 de maio de 2006.

Carreira e homenagens

Um dos fundadores do antigo DEM (ex-PFL), desde 2011 Lembo era filiado ao Partido Social Democrático (PSD), partido comandado pelo aliado Gilberto Kassab em que também ajudar a erguer em São Paulo.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Lembo construiu uma sólida trajetória acadêmica. Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, também foi reitor da instituição.

Em homenagem, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de 3 dias.

Nascido em 12 de outubro de 1934 na capital paulista, Cláudio Salvador Lembo também foi secretário municipal da cidade de São Paulo em várias gestões de diferentes prefeitos, como Olavo Setúbal, Jânio Quadros, Paulo Maluf e do próprio Gilberto Kassab.

Nas redes sociais, Kassab publicou uma nota de pesar pela morte do colega de partido e disse que o ex-governador era um “homem público que não deixa uma única observação negativa”.

“Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa. Conheci-o quando eu ainda era jovem, sendo ele amigo de meu pai. Mais tarde se tornou um fraterno amigo, parceiro e conselheiro na minha jornada. Muito obrigado e descanse em paz, Cláudio. Meus sentimentos à Renéa, sua esposa, Salvador, seu filho, seus netos e toda família e amigos nesse momento de pesar”, escreveu Kassab.

Fonte: g1

Gilberto Kassab publica foto ao lado do amigo e fundador do seu partido, o PSD, Cláudio Lembo. — Foto: Reprodução/Instagram

Gilberto Kassab publica foto ao lado do amigo e fundador do seu partido, o PSD, Cláudio Lembo. — Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.