Um projeto desenvolvido com o 5º ano do Colégio Apogeu foi o vencedor da categoria “Ensino Fundamental I” do Prêmio à Inovação e à Criatividade (PIC) – Protagonistas do Futuro, que foi desenvolvido em âmbito nacional pelo Sistema COC. A iniciativa reconhece e premia os projetos mais inovadores, sustentáveis e criativos dos professores das escolas parceiras.
O trabalho desenvolvido em Palmital pela professora de literatura Viviani Ortega é o “Clube Apogeu de Leitura Virtual” e envolveu todos os alunos do 5º ano. O projeto, que buscou uma prática diferente das atividades tradicionais, lançou mão de ferramentas tecnológicas para despertar o interesse pela leitura e garantir novos conhecimentos às crianças.
O projeto foi iniciado em junho com a adoção do livro on-line “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon. Os alunos iniciaram as atividades de leituras orientadas por meio da plataforma COC Digital e recebiam metas de cumprimento de páginas e de capítulos. Os estudantes também participaram de rodas de conversa em que puderam apresentar suas impressões e escrever sobre as experiências com o texto literário.
Segundo Viviani, a ideia do projeto buscou aproveitar as ferramentas disponíveis desde o surgimento da pandemia, quando os alunos tiveram de usar a plataforma digital do COC para as atividades didáticas. A professora destacou o grande entusiasmo e participação doa alunos para o sucesso do trabalho, que contribuiu para a melhoria do rendimento de toda a turma.
A conquista do prêmio, anunciada no final de outubro, foi comemorara pela direção do Apogeu, que parabenizou toda a turma pelo resultado. Na quinta-feira (01/12), como reconhecimento ao sucesso do trabalho, a professora Viviani e os alunos do 5º ano participaram de um lanche especial na lanchonete da escola. Também houve a entrega de lembranças às crianças vencedoras do prêmio.