Foram prorrogadas até sexta-feira (28/03) as inscrições para definir a nova composição do Conselho Tutelar de Palmital, órgão que auxilia o Poder Público na defesa da infância e juventude no município. O processo seletivo é realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura, e fará a escolha de cinco conselheiros que tomarão posse em 10 de janeiro de 2024 para mandato de quatro anos.
O edital do CMDCA foi publicado no início de março no JC com informações resumidas do Processo Seletivo. O Conselho Tutelar oferece salário mensal de R$ 2.649,60, além de auxílio-alimentação de R$ 400,00, para jornada de 40 horas semanais (incluído plantão), em regime de dedicação exclusiva. As inscrições, inicialmente previstas para terminar em 19 de abril, foram prorrogadas até às 23h59 do dia 28 de abril, exclusivamente internet, no site da CSC Consultoria (https://csc.selecao.net.br/informacoes/22/).
Os candidatos devem ter mais de 21 anos e ensino médio completo, além de possuírem comprovada experiência de, pelo menos um ano, no atendimento ou defesa dos direitos e deveres da criança e do adolescente. As atribuições do conselheiro tutelar estão especificadas no edital de abertura do Processo Seletivo.
Depois da inscrição virtual, os candidatos deverão entregar os documentos exigidos, até 2 de maio, na sede da Prefeitura, na rua Joaquim Nascimento Lourenço, 119. A organização divulgará a relação dos inscritos e abrirá entre 5 e 11 de maio o período para receber pedidos de impugnação das candidaturas.
O processo terá prova escrita com 35 questões de língua portuguesa, conhecimentos específicos e de informática, prevista para 4 de junho, além de avaliação psicológica. Ambas têm caráter eliminatório e classificatório. Ao final, ocorre a eleição entre a população, prevista par 1º de outubro. Todo o processo é fiscalizado pelo Ministério Público da Comarca.