Com 11 casos confirmados, Palmital tem incidência de coronavírus muito abaixo de média de SP e do Brasil
Compartilhe

A Secretaria de Saúde divulgou na tarde de terça-feira (02/05) um novo Boletim Epidemiológico indicando que o coronavírus mantém níveis crescimento em Palmital. O balanço mostrou que o número de vítimas da doença chegou a 11 desde o início da pandemia. Apesar do avanço, cálculo feito pelo Jornal da Comarca aponta que o município tem uma taxa inferior a 50 casos por cem mil habitantes, representando aproximadamente um quinto dos índices verificados no Estado de São Paulo e no Brasil, que tem incidência média de 260 infectados.

 

De acordo com a Prefeitura, o número de notificações chegou a 37 pessoas que apresentaram síndrome respiratória, quantidade um pouco superior às 35 registradas na segunda-feira. O Boletim Epidemiológico apontou o registro de três novos pacientes infectados, passando de 8 para 11 vítimas confirmadas da doença.

 

O balanço mostrou que o número de pessoas que fizeram o exame de secreção naso-bucal (swab) e tiveram resultado negativo subiu de 13 para 16. Já o volume de suspeitos, com pacientes que receberam atendimento médico e foram submetidos a coleta de material para análise do Instituto Adolf Lutz, caiu de 11 para 10. O boletim mostrou ainda que três pacientes continuam internados, dos quais um confirmado e dois ainda sem diagnóstico fechado para o covid-19.

 

TAXAS – Para aferir com maior precisão o panorama da doença, o JC aplicou o cálculo da “taxa por 100 mil” para as informações de Palmital. A ferramenta estatística permite a avaliação proporcional da doença, possibilitando comparação com os dados que mostram a dimensão da epidemia no Estado de São Paulo e no Brasil.

 

A partir da consideração de que Palmital tem estimados 22.221 habitantes para julho de 2019, conforme o IBGE, e registrou 11 casos de coronavírus, obtemos uma taxa de 49,5 casos por 100 mil. Isto significa que, se o município tivesse uma população de uma centena de milhar de habitantes, haveria no momento 50 pessoas contaminadas pelo covid-19.

 

O resultado apurado em Palmital representa um quinto da taxa verificada no Estado de São Paulo na terça-feira, de 257,6 por cem mil, com a confirmação de 118.295 casos para uma população de 45.919.049 pessoas. O Brasil tem um índice ainda maior, com 264,3 por cem mil, pois chegou a 555.383 pacientes infectados em um contingente de 210.147.125 habitantes. As estimativas demográficas também são do IBGE para julho do ano passado. 

 

O JC também aplicou o cálculo ao município de Ibirarema, com população estimada de 7.753 habitantes e cinco casos confirmados, totalizando taxa de 64,4. Salto Grande, com população de 9.331 pessoas e 12 casos, tem índice de 128,6. Não há informações sobre casos confirmados em Platina e Campos Novos Paulista, que ainda não tiveram pacientes com a doença.

Compartilhe

Deixe uma resposta