Dados apresentados pela Secretaria de Saúde na última semana mostraram a gravidade da atual situação do coronavírus em Palmital. Conforme relatório divulgado pela secretária Nádia Ortiz durante reunião com comerciantes na terça-feira (30/03), o município teve em 2020 um total de 672 casos da doença e 8 mortes.
Somente no primeiro trimestre de 2021, já foram 792 novos infectados e com 17 óbitos. O ano começou com 303 pacientes infectados em janeiro, com 4 falecimentos. Em fevereiro, quando houve recrudescimento na pandemia, foram “apenas” 160 contaminações e 2 óbitos.
De acordo com as estatísticas, março é o pior momento da pandemia até agora. Foram registrados até terça-feira (30/03) 323 novos casos da doença. O município chegou ao último dia do mês (31/03) com 11 mortes, mostrando considerável aumento da letalidade do coronavírus.
Nádia afirmou que há uma grave situação causada pela pandemia na região, com todos os municípios enfrentando grandes dificuldades devido ao aumento nos quadros severos da doença e a falta de vagas em leitos hospitalares. Outra agravante, informou a secretária, é a escassez de insumos, como cilindros de oxigênio e materiais e medicamentos para intubação.
A secretária falou da alta letalidade do coronavírus na atual fase da pandemia, bem como do aumento no tempo de internação, além ressaltar os trabalhos desenvolvidos nas unidades básicas para atendimento e monitoramento dos pacientes. Ela também destacou que todas as equipes do setor estão mobilizadas para atendimento aos pacientes e o trabalho de vacinação contra a Covid.













