Após período de calor, uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil fez a semana começar chuvosa no estado de São Paulo.
Tempestades foram registradas em diversas regiões. Em Palmital, que enfrenta déficit hídrico devido à falta de precipitações no primeiro trimestre de 2024, as chuvas começaram de forma moderada durante a madrugada de segunda-feira (08/04), com um acumulado de 12,5 milímetros até às 7 horas.
Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática nas proximidades de Sussuí, a manhã de segunda-feira (08/04) teve mais 1,8 milímetro de precipitações de baixa intensidade.
Pouco depois das 16 horas, foram registrados 33 milímetros em pouco menos de meia hora. A chuva veio acompanhada de raios e rajadas de vento.
A chuva volumosa em curto espaço de tempo formou enxurrada forte na zona urbana. Porém, segundo a Defesa Civil Municipal, não foram registradas ocorrências de gravidade.
Em alguns pontos, principalmente na região central e nas ruas das proximidades do Horto Florestal Municipal, houve a formação de alagamentos devido ao grande quantidade de água. A tarde de segunda-feira (08/04) se encerrou com chuva fraca.
A nova frente fria deve se deslocar até quarta-feira, causando chuvas em São Paulo e ligeira queda de temperatura até o próximo final de semana, que deve ter nebulosidade.
Para terça-feira (09/04), conforme o IPMet/Unesp, a previsão é de chuvas e temperaturas entre 20°C e 30°C. Na quarta-feira (10/04), o tempo fica fechado com algumas aberturas de sol e não chove.
Confira a previsão para toda a semana: