Com temperatura a 37,9º C, Defesa Civil alerta para a umidade do ar de 17% em Palmital

A Defesa Civil Estadual enviou via SMS na tarde desta quarta-feira (11/09) alertas sobre a baixa umidade do ar em Palmital e região. Segundo a mensagem de texto emitida às 14h14 e recebida pela reportagem minutos depois, o porcentual estava abaixo de 20%, o que causa risco de problemas de saúde. O órgão do governo, que já havia alertado para a onda de calor no interior paulista, orienta a população a cuidar da hidratação e utilizar soro nos olhos e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre pelas condições impróprias do ambiente.

 

 

Segundo dados registrados pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática no Horto Florestal Estadual, às 13 horas desta quarta-feira, Palmital tinha temperatura de 37,9º C. Às 14 horas, a umidade relativa do ar estava em apenar 17%, conforme o instituto estadual.

 

 

No inverno, é comum a umidade relativa do ar caia abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

 

 

CUIDADOS COM O TEMPO SECO

Você sabia que o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais? Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água.

 

 

Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face) e asma.

 

Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.

 

– Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.

 

– Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.

 

– Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.

 

– Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.

 

– Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.

 

– Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.

 

– Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos silenciosos e que economizam energia.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.