Diretor da Santa Casa de Itatiba (SP) afirma que, além de pacientes com Covid, equipe está sobrecarregada com atendimento a vítimas de acidentes envolvendo embriaguez.
“É uma situação de desespero. Desespero. É só isso que posso falar. Eu estou há não sei quantas horas de plantão. Está todo mundo cansado, estressado. Está difícil, muito difícil. A gente tem muito paciente entubado com Covid, acreditem.”
É dessa forma que o médico e diretor da Santa Casa de Itatiba (SP), Luiz Gabriel Signorelli, começa um desabafo postado nas redes sociais na quinta-feira (24), véspera de Natal.
Em um vídeo de cerca de quatro minutos, o profissional da saúde, que atua na linha de frente do combate à pandemia, fala sobre a irresponsabilidade das pessoas em evitar a propagação do coronavírus (assista abaixo).
“Quem pega essa maldita dessa doença não tem culpa. A gente precisa cuidar deles. A gente está lá para isso. Se é possível você evitar o contato, evite, pelo amor de Deus. Ter contato de maneira desnecessária, com aglomerações desnecessárias, em festa e baladas é uma irresponsabilidade”, diz.
Segundo o médico, o hospital da Santa Casa tinha três pacientes na UTI Covid no dia 1º de dezembro. Atualmente, há 13 pessoas internadas. Luiz conta que, em apenas oito dias após a reabertura dos leitos de UTI, todas as vagas já estavam ocupadas.
“Isso aqui é real. Quem quiser pode ir oferecer ajuda, conhecer nossa realidade. A gente precisa de ajuda. Se cuidem, pelo amor de Deus”, afirma.
Sobrecarga
O médico conta que, além de pacientes com Covid, a equipe está sobrecarregada com os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo embriaguez.
“Essa madrugada eu passei inteira cuidando de pacientes com trauma, moto e álcool. Não dá. Entendam isso. Se você bebe e pega a moto ou pega o carro, você é um irresponsável. Você não tem empatia. Você não sabe o que é ter empatia”, diz.
Ele relata que o hospital recebeu mais de 10 pacientes vítimas de acidente durante a madrugada do dia 24 de dezembro.
“Tem gente morrendo por falta de espaço físico, por falta de insumos. Não tem nem para comprar. Pensem um pouco. Respeitem a gente, respeitem a nossa equipe. Quem está dirigindo, correndo igual um louco, misturando com bebida alcoólica. Vocês estão matando, além de vocês, outras pessoas. Pelo amor de Deus”, desabafa.
Fonte: G1