Com ventos de 78 km/h, vendaval causa estragos na região de Palmital

Após ventania, nuvem de poeira assustou moradores das regiões de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Marília e Bauru (SP). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), os ventos chegaram a atingir 78,4 quilômetros por hora.

Uma nuvem de poeira atingiu as cidades de OurinhosSanta Cruz do Rio PardoBauru e Marília, na tarde desta sexta-feira (11). O fenômeno veio acompanhado de uma forte ventania, que também foi registrada em palmital pelo agricultor Claudir Fadel. Ele enviou fotos e vídeo ao JC (confira abaixo).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a atingir 78,4 quilômetros por hora, por volta das 16h.

Em Ourinhos, a ventania provocou a queda de, ao menos, três árvores, segundo o Corpo de Bombeiros. A Prefeitura do município informou também que houve o destelhamento de uma obra na Vila Bom Jardim e estragos nos alambrados do Ginásio de Esportes da cidade. Não há registros de feridos.

A ventania também foi registrada em Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo os bombeiros, o muro de uma casa em construção no bairro Parque São Jorge chegou a cair por conta da força dos ventos. Uma árvore também caiu, no bairro Nagib Queiroz. Também não houve registro de pessoas feridas.

Em Bauru e Marília, as duas cidades ficaram encobertas por uma camada de poeira na tarde desta sexta-feira. Não houve registro de feridos.

No final da tarde, a Defesa Civil emitiu alerta para rajadas de vento em todas as regiões do estado, inclusive no centro-oeste paulista.

A Defesa Civil alerta para um fenômeno que acontecerá longe do continente, porém que trará precipitações de intensidade fraca a moderada, principalmente no litoral do estado de SP, com ventos fortes e quedas nas temperaturas.

Também estão previstos rajadas de vento em todas as regiões do Estado de São Paulo, sendo que na região de Bauru, ventos trazem muita poeira (de áreas preparadas para o plantio), além de fuligem de queimadas.

Forte ventania atingiu Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo — Foto: Arquivo Pessoal

Forte ventania atingiu Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo — Foto: Arquivo Pessoal

Frente fria

Segundo os meteorologistas, a nuvem de poeira é resultado de rajadas de vento formadas por diferenças de pressão.

Neste caso, uma frente de ar frio, vinda da região sul, se chocou com a camada de ar quente que havia sobre as cidades no centro-oeste paulista. Por causa do contraste, o ar sofreu movimentos, o que provocou os ventos fortes.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.