A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo (OAB-SP) realizou na quinta-feira (21/11) a eleição para definir o comando da entidade no Estado e nas Comarcas onde tem representatividade. Pela primeira vez, a entidade realizou o processo integralmente online e possibilitou a escolha dos representantes por meio de um sistema na internet. Anteriormente, havia a utilização das urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.
A votação foi realizada entre 9 e 17h pela internet, por meio do site da OAB. Ao acessar a plataforma, os advogados tiveram de confirmar a identidade (certificado digital em token, arquivado em nuvem, biometria facial ou código de acesso recebido por e-mail ou SMS, com confirmação do código de segurança da OAB). Em Palmital, a subsecção instalou um ponto de votação na Casa do Advogado, onde uma comissão eleitoral coordenou o processo.
Na subsecção de Palmital, que inclui Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, havia 185 profissionais aptos a votar por estarem em situação regular com a entidade. O voto foi obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB e quem deixou de votar estará sujeito a uma pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo se apresentar justificativa de ausência, por escrito, no prazo de 30 dias, contado a partir do dia útil seguinte à data da eleição.
A chapa única de Palmital, denominada “Unidos pela Ordem”, reelegeu o presidente Rosvaldir Cachole para um novo mandato de três anos. Ele recebeu 134 votos, que representou 86,45% dos 155 advogados votantes – houve 12 brancos e 9 nulos. A diretoria, que deverá assumir em janeiro, tem como vice-presidente Marcos Santaella, secretária Camila Rossini, secretária-adjunta Amanda Santana e tesoureiro Rogério Bergonso.
ESTADO – Os advogados também fizeram a escolha dos dirigentes da Secional da OAB no Estado de São Paulo para o período 2025 a 2027. A disputa envolveu seis chapas. O novo presidente da entidade paulista é
Leonardo Sica, que recebeu 116.858 votos (52,48% dos válidos) – foi também o mais votado em Palmital, com 88 votos (64,71%). Ele é o vice-presidente da seccional de SP e contou com apoio da presidente Patricia Vanzolini, que compunha a chapa e será conselheira Federal.