A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo (OAB-SP) realiza na quinta-feira (21/11) a eleição para definir o comando da entidade no Estado e nas comarcas onde tem representatividade. Pela primeira vez, a entidade realiza o processo integralmente online e possibilita que os inscritos possam fazer a escolha dos representantes por meio de um sistema na internet. Anteriormente, havia a utilização das urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.
A votação ocorre das 9h às 17h pela internet, por meio do site da OAB. Ao acessar a plataforma, o advogado deve confirmar a sua identidade, o que poderá ser feito por certificado digital em token, certificado em nuvem, biometria facial ou código de acesso recebido por e-mail ou SMS, com confirmação do código de segurança da OAB. Em Palmital, a subsecção da Comarca instalou um ponto de votação na Casa do Advogado, onde uma comissão eleitoral está coordenando o processo.
Na subsecção de Palmital, que inclui Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, há 185 profissionais aptos a votar por estarem em situação regular com a entidade. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB e quem deixar de votar estará sujeito a uma pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo se apresentar justificativa de ausência, por escrito, no prazo de 30 dias, contado a partir do dia útil seguinte à data da eleição.
A chapa única de Palmital promove a recondução do presidente Rosvaldir Cachole a um novo mandato de três anos. A diretoria tem como vice Marcos Santaella, a secretária Camila Rossini, a secretária-adjunta Amanda Santana e o tesoureiro Rogério Bergonso.
Também haverá a escolha dos dirigentes da Secional da OAB no Estado de São Paulo para o mesmo período de 2025 a 2027 e essa disputa conta com a participação de seis chapas, que são compostas pelos seguintes candidatos a presidente:
– Paulo Roberto Quissi – nº 10
– Caio Augusto Silva dos Santos – nº 11
– Leonardo Sica – nº 14
– Carlos Fernando de Faria Kauffmann – nº 18
– Renato Ribeiro de Almeida – nº 22
– Alfredo Scaff Filho – nº 33