O ciclone extratropical que afeta a região Sul do Brasil também deve gerar impactos em São Paulo nesta quinta (24) e nos próximos três dias. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há riscos de tempestades e de novas quedas no fornecimento de energia elétrica no estado.
O instituto emitiu um alerta vermelho para risco de tempestades em boa parte do Rio Grande do Sul e um trecho entre Santa Catarina e Paraná. Há também um alerta laranja que se estende do Rio Grande do Sul para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A área de baixa pressão se aprofunda entre a Argentina, o Rio Grande do Sul e o Uruguai nesta quinta (24), formando uma nova frente fria. Com o ar muito quente e a queda da pressão atmosférica em São Paulo, é esperada a formação de áreas de instabilidade entre a tarde e a noite de hoje.
Os temporais devem se iniciar ainda nesta quinta, com risco de chuva intensa e vendavais em algumas regiões, segundo o MetSul. A frente fria que passa pela costa também aumenta a instabilidade em São Paulo, trazendo mais chuvas em diversos pontos no fim de semana e risco de alagamentos.
Os estados do Sul do país têm risco de tornados, microexplosões em áreas isoladas, alagamentos, enxurradas, enchentes, quedas de árvores, destelhamentos e queda de energia para os próximos dias. O alerta vale para cidades ao sul de Santa Catarina e do extremo sudoeste do Paraná.
No Rio Grande do Sul, há alerta de perigo para temporais na região metropolitana de Porto Alegre, nos Vales e na Serra Gaúcha nesta quinta. O Inmet também aponta para a possibilidade de fortes rajadas na Lagoa dos patos.
Fonte: DCM