Comunidade católica comemora os 11 anos da Paróquia de Santo Antônio

A comunidade católica de Palmital comemorou no último domingo (03/11) os 11 anos de ereção da Paróquia de Santo Antônio. A data foi marcada por programação religiosa com a participação de grande número de fiéis que representaram diversas pastorais e movimentos desenvolvidos na igreja matriz e nas capelas da região do bairro Paraná e adjacências.

Pela manhã, foi celebrada missa solene de Todos os Santos na igreja Nossa Senhora de Fátima. Durante a homilia, o padre Luiz Fernando Dias destacou a comemoração dos 11 anos de ereção eclesiástica da Paróquia e os sete anos de dedicação à Santíssima Trindade da Matriz. Citando o evangelho de São Marcos, o pároco destacou o trabalho pastoral realizado para o fortalecimento da comunidade, chamando todos à prática das bem-aventuranças descritas na Bíblia.

Padre Luiz Fernando lembrou seus seis anos de trajetória à frente da Paróquia de Santo Antônio, marcados pelo fortalecimento das ações de evangelização, e parabenizou a todos pelo trabalho conjunto em prol da Igreja. O pároco revelou que, desde a fundação paroquial, foram realizadas 3.960 mil missas e pediu bênçãos para que todos possam continuar o trabalho para fazer crescer ainda mais a comunidade.

À noite houve outra solenidade dedicada a Todos os Santos e Missa em Ação de Graças pelo aniversário da Paróquia. A celebração, também presidida pelo padre Luiz Fernando, contou com liturgia especial e reuniu um grande número de fiéis na matriz do bairro Paraná. A celebração contou ainda com a participação de coroinhas e acólitos que haviam recebido a investidura durante cerimônia realizada na noite de sábado na igreja de Nossa Senhora de Fátima.

HISTÓRIA – A proposta da criação de uma segunda paróquia em Palmital surgiu em 2002, quando o projeto do então pároco Ângelo Messias da Costa foi aprovado pelo comando da Igreja Católica na região. Antes da instalação, houve uma ampla reforma na igreja de Santo Antônio para preservar seu estilo arquitetônico interno, devido ao valor histórico e originalidade. A ereção ocorreu durante celebração em 3 de novembro de 2013, sob o comando do bispo Dom José Benedito Simão, que morreu em 2015.

A unidade, inicialmente comandada pelo padre Leandro Martins, se originou da divisão da Paróquia de São Sebastião, com abrangência geográfica entre os trilhos da antiga Fepasa e as margens do rio Paranapanema, inclui as comunidades das igrejas de Nossa Senhora de Fátima e as capelas da Santa Casa, do Cemitério e de 20 áreas rurais, incluindo Três Ilhas, São Roque, São Joaquim, Fartura e Monteiros. Desde setembro de 2018, a Paróquia é comandada pelo padre Luiz Fernando Dias.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.