Comunidade católica de Palmital faz celebrações a São Cristóvão – Confira fotos

A comunidade católica de Palmital realizou celebrações em louvor a São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas (25 de julho). A programação religiosa incluiu missas, procissões e bênçãos que foram realizadas nos setores de abrangência das paróquias de São Sebastião, na área central da cidade, e de Santo Antônio, na região do bairro Paraná.

Durante a semana, foram realizadas celebrações ao Padroeiro, comemorado na última quarta-feira (25/07). Na noite sábado (27/07), a Paróquia de Santo Antônio prosseguiu com as atividades comemorativas com missa na Capela Nossa Senhora de Fátima, que foi presidida pelo bispo emérito dom Otacílio Luziano da Silva. Em seguida, houve procissão pelas ruas da região do Jardim Montreal, com bênção aos motoristas e veículos.

Na manhã de domingo (28/07), foi realizada missa em homenagem a São Cristóvão na Paróquia de São Sebastião, no centro de Palmital. A celebração, presidida pelo padre Otávio Peres, reuniu grande número de fiéis. Em seguida, ocorreu a carreata pela rua Manoel Leão Rego e a bênção a condutores e veículo em frente à igreja Matriz.

A Paróquia de Santo Antônio realizou na noite de domingo (28/07) uma segunda celebração a São Cristóvão, com a presença de grande número de católicos. A missa na Matriz do bairro Paraná foi celebrada pelo bispo emérito dom Otacílio, que também fez bênção aos veículos que passavam pela rua Marechal Castello Branco.

PADROEIRO – O dia 25 de julho celebra São Cristóvão, denominado como Padroeiro dos Motoristas. Considerado mártir, ele morreu em Lycia no século 3 d.C., na atual Turquia. Após começar sua conversão, seguiu o caminho da oração, da meditação da palavra e da penitência, além de abraçar o atendimento ao povo pela caridade.

Ele era um homem muito forte que ajudava as pessoas a cruzarem o rio. Um dia, um menino pediu ajuda e Cristóvão colocou-o nos ombros para a travessia. A cada passo, a criança ficava mais pesada e o mártir se esforçava ao máximo para salvar o garoto.

Cristóvão disse que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo. E a criança respondeu: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste O Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves”. Por isso, o santo é invocado pelos fiéis antes do início de uma jornada. O significado do seu nome é “portador de Cristo”.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.