Comunidade católica de Palmital realiza celebrações a São Cristóvão

A comunidade católica de Palmital realizou durante o final de semana as celebrações em louvor a São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas (25 de julho). A programação religiosa incluiu missas, procissões e bênçãos que foram realizadas nos setores de abrangência das paróquias de São Sebastião, na área central da cidade, e de Santo Antônio, na região do bairro Paraná.

Na noite sábado (22/07), a Paróquia de Santo Antônio iniciou as celebrações comemorativas a São Cristóvão em Palmital. A missa foi presidida pelo padre Luiz Fernando Dias na Capela Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, houve procissão pelas ruas da região do Jardim Montreal, com bênção aos motoristas e veículos.

Na manhã de domingo (23/07), foi realizada missa solene em homenagem a São Cristóvão na Paróquia de São Sebastião, no centro de Palmital. A celebração, presidida pelo pároco Marcelo Barreto e concelebrada pelo padre Otávio Peres, reuniu grande número de fiéis. Em seguida, ocorreu a carreata pela rua Manoel Leão Rego e a bênção a condutores e veículo em frente à igreja Matriz.

Na noite de domingo, foi realizada uma celebração na Paróquia de Santo Antônio em homenagem a São Cristóvão, com a presença de grande número de católicos. A missa na Matriz do bairro Paraná foi celebrada pelo bispo emérito dom Otacílio Luziano da Silva, que também fez bênção aos veículos que passavam pela rua Marechal Castello Branco.

PADROEIRO – O dia 25 de julho celebra São Cristóvão, denominado como Padroeiro dos Motoristas. Considerado mártir, ele morreu em Lycia no século 3 d.C., na atual Turquia. Após começar sua conversão, seguiu o caminho da oração, da meditação da palavra e da penitência, além de abraçar o atendimento ao povo pela caridade.

Ele era um homem muito forte que ajudava as pessoas a cruzarem o rio. Um dia, um menino pediu ajuda e Cristóvão colocou-o nos ombros para a travessia. A cada passo, a criança ficava mais pesada e o mártir se esforçava ao máximo para salvar o garoto. Cristóvão disse que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo. E a criança respondeu: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste O Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves”. Por isso, o santo é invocado pelos fiéis antes do início de uma jornada. O significado do seu nome é “portador de Cristo”.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.