Comunidade católica faz celebrações a São Francisco de Assis

A comunidade católica de Palmital celebra nesta quarta-feira (04/10) o Dia de São Francisco de Assis, o santo que é conhecido pela vida simples, pela dedicação à caridade e pela proteção à natureza. A programação inclui bênção a animais, missa solene e procissão na capela dedicada ao Padroeiro, que fica na entrada do conjunto habitacional Miguel Huertas (CDHU), na região do São José.

A programação religiosa desenvolvida pela Paróquia de São Sebastião foi iniciada no domingo (01/10), com a abertura do Tríduo de São Francisco. As celebrações, comandadas pelos padres Marcelo Barreto e Otávio Peres, fizeram reflexões sobre ensinamentos franciscanos que incluem a fé, a construção da igreja e o cuidado com a natureza, além da arrecadação de óleo, açúcar e alimentos não perecíveis.

Na tarde desta quinta-feira (04/10), a partir das 17 horas, em frente à capela de São Francisco, haverá a tradicional bênção aos animais. À noite, a partir das 19 horas, ocorre a missa solene em louvor ao Padroeiro com os padres Marcelo e Otávio, seguida de procissão com a imagem do santo pelas ruas do bairro.

PADROEIRO – São Francisco de Assis, também conhecido como São Francisco de Paula, foi um santo católico nascido na Itália em 1181 ou 1182 e falecido em 1226. Ele é uma das figuras religiosas mais importantes da história e é conhecido por sua devoção à vida de simplicidade, pobreza e amor aos animais e à natureza.

São Francisco é famoso por fundar a Ordem Franciscana, uma instituição religiosa que pregava a humildade, a compaixão e o desapego aos bens materiais. Ele também é lembrado por seu famoso “Cântico das Criaturas”, uma oração que celebra todas as formas de vida e elementos da natureza como irmãos e irmãs.

Além disso, São Francisco é frequentemente representado em obras de arte segurando um pássaro ou rodeado por animais, o que reflete sua crença na importância de todas as criaturas de Deus.

São Francisco de Assis é um dos santos mais populares e reverenciados na tradição católica e sua data litúrgica é comemorada em 4 de outubro. Ele é considerado o padroeiro dos animais e do meio ambiente, e sua influência continua a ser sentida na religião e na cultura até hoje.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.