A Paróquia de São Sebastião inicia nesta quinta-feira (18/09) a Novena de São Vicente de Paulo, santo protetor das obras de caridade. A programação, que deve reunir um grande número de fiéis, inclui celebrações diárias na capela dedicadas ao Padroeiro no Asilo de Palmital, entidade que é administrada pela Vila Vicentina e pela Congregação Missionárias de Ação Paroquial para atender idosos em situação de vulnerabilidade.
A primeira celebração está prevista para ocorrer a partir das 19h30 na Capela de São Vicente, com tema “Legado do papa Francisco: O Evangelho da Alegria”. A programação seguirá nos mesmos horário e local até a sexta-feira da próxima semana, dia 26 de setembro. Em cada encontro, haverá uma reflexão diferente com questões do Evangelho e de São Píer Giorgio Frassati, um santo canonizado em 7 de setembro pelo papa Leão XIV que foi vicentino e que inspira especialmente os jovens, os pobres e os que lutam por justiça social.
Em cada uma das celebrações da Novena de São Vicente, a Vila Vicentina estará realizando a arrecadação de donativos que contribuirão para a manutenção do Asilo de Palmital. A missa solene e a procissão com a imagem do Padroeiro estão marcadas para ocorrer no dia 27 de setembro, um sábado, a partir das 16 horas.
PADROEIRO – Nascido na França em 1581, Vicente surgiu em uma família camponesa profundamente católica e, guiado pela fé, foi ordenado padre aos 19 anos. Entre as provações de vida, está o fato de ter sido capturado por piratas e levado para a África como escravo. Ao perceber a desigualdade entre ricos e pobres, dedicou-se à evangelização e ao serviço em prol dos mais necessitados.
São Vicente criou a primeira célula da Caridade Vicentina em 1617, incentivando diversos movimentos em benefício de doentes e pobres. Ele foi um dos protagonistas da renovação espiritual e pastoral de Reforma Católica na França no século XVII. Além de atuar na formação de sacerdotes e na catequese dos camponeses.
Em vida, fundou hospitais, orfanatos e instituições de atendimento aos carentes como forma de promover ações concretas do Evangelho ensinado por Jesus. Com isto, São Vicente de Paulo é o padroeiro das Associações de Caridade e de todas as obras voltadas ao serviço às pessoas em situação de vulnerabilidade, tendo como data litúrgica o dia 27 de setembro.













