Como em todo ano, as projeções para a alimentação se baseiam em mudanças do comportamento do consumidor e, por conta do cenário mundial em 2020, a pandemia levantou tendências que ficarão por muitos anos.
Mesmo não sendo uma novidade, a saúde do planeta é posta como foco em relação às escolhas pessoais, uma vez que atinge um período crítico, principalmente com o clima. Por conta disso, espera-se um movimento ainda mais consistente rumo à redução dos alimentos e ingredientes com impacto ambiental significativo, sobretudo carnes e laticínios. Além disso, a conscientização e o incentivo ao consumo de alimentos “limpos” tende a atingir uma valorização maior por alimentos sazonais e disponíveis localmente.
O Innova Market Insights divulgou um relatório anual, o com as tendências sobre alimentação para 2021. A empresa multinacional de pesquisa de mercado acompanha as tendências há mais de 25 anos. Veja 5 delas:
1 – O rótulo limpo e com informações transparentes
A transparência ganhou o prêmio do Top Ten Trends para 2021 do Innova Market Insights. Os consumidores estarão cada vez mais interessados em aprender mais sobre a origem dos alimentos e as suas composições.
2 – A evolução de marcas e alimentação plant based
Conforme mencionado acima, as pessoas continuarão preocupadas com a alimentação e o impacto ambiental que ela provoca. Assim, a dieta “baseada em plantas” evolui progressivamente. As escolhas de novos formatos de proteínas vegetais e alternativas mais sofisticadas serão destaque no cardápio de grande parte da população.
3 – Nutrição personalizada
Os consumidores procuram opções de alimentos e bebidas que se adaptem a seus estilos de vida individualizados. Cada pessoa é única e essa preocupação será maior, levando às pessoas a procurarem com mais frequência atendimentos personalizados em saúde.
4 – Alimentação caseira e compra de refeições prontas mais simples
Apesar de os consumidores buscarem, cada vez mais, conveniência e comidas acessíveis, a experiência no ano de pandemia levou os consumidores a terem mais tempo para ficar em casa e aprimorar suas habilidades culinárias. O aumento da demanda por comida caseira afeta diretamente a escolha de kits de refeições e de ingredientes mais sofisticados, resultando em novas experiências alimentares.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2021/2/B/5CAShMTTWVf8hZ3yzE1Q/comida-caseira.jpg)
5 – Imunidade continuará em foco da saúde
A pandemia de Covid-19 aumentou a ansiedade e encorajou os consumidores a priorizarem sua saúde imunológica em 2021. Em 2020, 6 em cada 10 consumidores globais buscaram por alimentos e bebidas que apoiem a imunidade. Assim, as escolhas de ingredientes ricos em nutrientes que aumentem as respostas e defesas do corpo terão um papel significativo no próximo ano.
Fonte: G1