Confira dicas simples para evitar acidentes domésticos com crianças

O Dr. Luiz Fragetti, de Sorocaba, especialista em pneumologia, explicou que os acidentes domésticos aumentaram consideravelmente durante a pandemia. Um dos maiores motivos para que isso ocorra é que os “pais precisam se dividir entre a necessidade de dar atenção aos filhos, administrar as tarefas domésticas e realizar trabalhos no domicílio, associadamente com a presença das crianças no mesmo espaço e tempo”.

Segundo o Ministério da Saúde, as interações hospitalares por acidentes domésticos diminuíram, enquanto os procedimentos ambulatoriais aumentaram mais de 300% em 2020, comparando com 2019. Além disso, os acidentes com crianças e adolescentes cresceram 112% na quarentena.

Inclusive, os incidentes domésticos representam a principal causa de óbitos de crianças de um a 14 anos no nosso país.

“Os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças em países pobres ou em vias de desenvolvimento,” afirma o pneumologista.

Uma das principais causas de acidentes destacadas pelo médico são as intoxicações, queimaduras e afogamentos. Pensando nisso, preparamos pequenos vídeos e dicas para evitar possíveis acidentes domésticos.

Segundo o Dr. Luiz Fragetti, ao perceber que a criança engoliu qualquer tipo de objeto, um médico deve ser consultado imediatamente, devendo avaliar se foi deglutido ou ingerido.

Em alguns casos, o material pode sair pelas fezes, mas em situações mais sérias pode ser necessário uma endoscopia para a retirada. Por isso, é sempre importante ficar atento com objetos pequenos, como uma moeda, devem sempre ficar fora do alcance de crianças.

Já em casos de contato com remédios, em primeiro lugar é avaliar se existe algum tipo de sintoma, se a criança estiver bem, ligue para o pediatra da criança ou o prescritor do remédio e relate o fato ocorrido.

Se houver sintomas ou sinais de intoxicação, leve a criança imediatamente para um pronto atendimento. Vale ressaltar a importância de levar a embalagem do produto que causou a intoxicação.

Ao ver que a criança ingeriu algum produto de limpeza, gerando uma intoxicação, leve-a imediatamente para um pronto atendimento. Leve também a embalagem do produto que causou a intoxicação.

A cozinha é o lugar de maior risco para queimaduras e outros acidentes domésticos. Por conta disso, o acesso de crianças pequenas no local deve ser impedido por algum tipo de barreira, como uma grade proteção. É indicado também sempre usar as bocas de trás do fogão.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.